No
decorrer desta semana, os 33 idosos atendidos pelo Centro Dia do Idoso
(CDI) de Olímpia receberam Kits de Alimentos entregues pela Prefeitura,
por meio da secretaria de Assistência Social.
A
ação integra as diretrizes definidas pela Portaria Nº 369/20, do
Ministério da Cidadania, que destinou recurso específico ao município
para o fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no
atendimento às famílias e aos moradores em situação de vulnerabilidade e
risco social decorrente da Covid-19.
Dessa
forma, entre as ações previstas para uso do recurso estão a aquisição
de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os profissionais, bem
como de alimentos, prioritariamente ricos em proteína, para pessoas
idosas e com deficiências e suas famílias, atendidas pelo serviço de
Proteção Social Especial e de Acolhimento.
Com
isso, considerando as diretrizes estabelecidas, os kits foram compostos
por carne bovina, aves, peixe e ovos, além de pão integral, suplemento
alimentar específico para idosos e uma caixa de bombons, presenteada em
comemoração às festividades da Páscoa, uma vez que os idosos já se
encontravam em isolamento domiciliar na data festiva.
Cabe
ressaltar ainda que, antes da distribuição dos kits no domicílio dos
idosos, foram feitos previamente contatos telefônicos, comunicando a
data de entrega, assim como a consulta aos familiares sobre o estado de
saúde dos mesmos e permissão para a entrega.
Além
disso, os técnicos do Centro Dia tomaram todas as medidas de prevenção,
recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, utilizando os EPIs
necessários, que foram adquiridos com recursos direcionados.
Segundo
o Social, o objetivo da ação é não somente de suprir a questão da
alimentação, mas também uma forma de demonstrar carinho e cuidado com
os usuários do CDI, que encontram-se há mais de cem dias, afastados das
atividades, da socialização e convivência com os demais colegas.
Os atendimentos
presenciais estão suspensos devido à pandemia e a necessidade de
proteção do grupo de risco, no entanto, a assistência e monitoramento
com os idosos e seus familiares mais próximos têm sido realizados
por contatos telefônicos.
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