Instituto EDP forma educadores da rede pública de Pereira Barreto

Voltada à música, iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento socioemocional de crianças; Módulos ocorrem de julho a novembro de 2020 
Evoluir Pereira Barreto.png
Reaproveitar, expressar e aprender, esses são os objetivos do projeto ‘Construindo Música’, que chega a Pereira Barreto para formar educadores da rede pública e estimular o desenvolvimento cognitivo e socioemocional infantil por meio da música. Oferecido de maneira 100% online, cinco escolas da rede pública de Pereira Barreto participam do projeto, envolvendo 41 educadores e beneficiando aproximadamente 480 crianças.
O projeto une iniciação musical e educação ambiental de forma divertida, criativa e sensível, em que as crianças fabricam e aprendem a tocar instrumentos feitos a partir de materiais cotidianos reutilizados e não-convencionais, o que contribui com a criatividade, coordenação motora, expressão oral e corporal, capacidade de concentração, raciocínio lógico e, ainda, estimula a interação social.
Para entreter e ensinar as crianças, os educadores do projeto participarão de cinco módulos ao longo do segundo semestre, que serão focados no acompanhamento técnico-pedagógico e funcionará como um reforço à formação continuada dos profissionais, apoiando-os também na elaboração de atividades às crianças durante o período de quarentena. Além disso, os professores participarão de encontros virtuais de formação, que os ajudarão a terem ainda mais práticas pedagógicas e levarem atividades práticas para ensinar os estudantes.
“A EDP sabe o quanto é importante continuar apoiando a educação neste momento. Ainda que o isolamento social dificulte a interação entre as pessoas por meio de elementos reais do dia a dia, este projeto vem para aproximar e facilitar a prática pedagógica entre educadores e alunos, contribuindo para que ambos possam aprender e ensinar ao mesmo tempo”, afirma Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.
O projeto é incentivado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, com patrocínio da EDP Renováveis e apoio do Instituto EDP e Holy Cow Criações, e é executado pela Evoluir em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pereira Barreto.
A equipe que conduz o projeto conta com uma coordenadora pedagógica, consultores, diretora musical e músicos-educadores, que têm experiência infantil, musical e com construção de instrumentos musicais. Todos os professores participantes receberão um kit com materiais de apoio, contendo o guia do educador, que apresenta todo o projeto pedagógico, além de livros e instrumentos musicais infantis, como agogô, bloco sonoro, ganzá, campanela, surdo infantil, pandeiro e triângulo. As escolas que receberão o projeto são: Tia Nastácia, Sítio do Pica Pau Amarelo, Emília, Assumpta Scatena Garcia e Marques de Rabicó.
Com metodologia alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o projeto Construindo Música reafirma o compromisso com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito, preservação da natureza e direitos de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Por isso, o processo de ensino-aprendizagem reconhece e reforça que os aspectos socioemocionais e cognitivos não devem estar separados. “A educação precisa ser construída para além da instituição escola, engajando toda a comunidade escolar, pais e familiares. Nosso propósito é mobilizar essas pessoas para um novo olhar sobre o desenvolvimento infantil, de forma integral e multidisciplinar. E a música é uma ferramenta essencial para perceber o mundo e ampliar o conhecimento”, afirma a coordenadora de projetos educacionais da Evoluir, Julia Cimionatto.

Sobre o IEDP
Desde que foi fundado em 2009, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2019, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 82 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.


Sobre o Construindo Música
O Construindo Música é um projeto da Evoluir que une iniciação musical e educação ambiental de forma divertida e sensível, em que as crianças fabricam e aprendem a tocar instrumentos feitos a partir de materiais cotidianos reutilizados e reaproveitados. O objetivo é envolver toda a comunidade escolar para trabalhar o desenvolvimento de aspectos socioemocionais e cognitivos da criança por meio da música, e, assim, aprimorar a criatividade, capacidade de concentração e raciocínio lógico, promovendo, também, o bem-estar, o equilíbrio e a interação dos alunos com o ambiente escolar. O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirmando o compromisso da Evoluir com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito, a preservação da natureza e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança.


Sobre a Evoluir
A Evoluir é uma empresa educacional com um forte propósito social. Com mais de 20 anos de experiência, é especialista no desenho e execução de projetos em educação, cultura e meio ambiente. Assessora organizações públicas e privadas nos seus investimentos sociais e de forma segura e eficiente. Atua em todas as regiões do Brasil por meio de investimento direto, editais e leis de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal. Conta com quatro áreas de negócios - Projetos Educacionais, Formação Continuada, Eventos Educacionais e Editora Evoluir - que já beneficiaram mais de 500 mil pessoas por meio de parcerias com o poder público e iniciativa privada.
Saiba mais: www.evoluir.com.br

Comentários