A Conab adotou medidas de prevenção em
todas as suas unidades para dar continuidade aos serviços prestados à
população, sem expor seus empregados ou a sociedade a risco de contágio.
O objetivo é garantir os serviços essenciais e de atendimento às
demandas sociais e evitar a fragilidade na coleta das informações
agrícolas produzidas pela Companhia. Para isso, foi criado tanto um
Plano de Contingência para salvaguardar a integridade dos empregados
quanto um Plano de Continuidade de Serviços, que estabelece os pontos
críticos e ações prioritárias para assegurar a ininterrupção de entregas
à sociedade.
A Ação de Distribuição de Alimentos está
entre os serviços que serão continuados, com as entregas já previstas
para garantir, de forma regular, o abastecimento de grupos populacionais
específicos em situação de vulnerabilidade social e insegurança
alimentar. Os empregados operam em escala de revezamento e com a
utilização de equipamentos de proteção individual, além da
disponibilização de álcool em gel para higienização. Todos seguem a
recomendação de evitar o contato físico e de realizar as entregas a um
beneficiário por vez, evitando-se aglomerações no local.
No caso do Programa de Vendas em Balcão
(ProVB), de venda de milho a pequenos criadores de animais, as operações
seguem em execução, também em escala de revezamento dos empregados. A
recepção do beneficiário nas Unidades Armazenadoras ocorre de forma
limitada a uma pessoa por atendimento, valendo a mesma regra para as
sedes das regionais. Somente está suspenso o cadastro presencial, que é
realizado exclusivamente pelo Sistema de Cadastro Nacional de Produtores
Rurais (Sican), no portal da Conab.
O Programa de Aquisição de Alimentos
(PAA), que apoia a comercialização de produtos da agricultura familiar, e
a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da
Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), que garante o pagamento de subvenção a
famílias extrativistas quando são vendidos abaixo do preço mínimo,
também seguem em operação. O contato com os beneficiários é feito por
e-mail ou telefone.
Com relação às informações agropecuárias
fornecidas pela estatal, desde as primeiras ocorrências de casos do
COVID-19, a Conab manteve a comunicação com suas unidades estaduais em
todo o país para preservar o acompanhamento das equipes técnicas, mesmo
em trabalho remoto, para manter a transparência dos indicadores de
mercado e auxiliar na execução das políticas e no poder decisório da
cadeia produtiva.
A Companhia tem tomado todas as medidas
necessárias para gerar informação agropecuária com qualidade e
tempestividade, sem deixar de preservar a saúde dos seus empregados.
Todas as pesquisas que necessitam de deslocamentos ou contatos
presenciais foram suspensas durante a vigência da crise e serão
realizadas com o auxílio de ferramentas como trabalho remoto,
videoconferências, telefone, e-mail e outras tecnologias da informação
disponíveis.
Como órgão responsável pelo abastecimento
no Brasil, a Conab desenvolve todos os meios necessários para dar
continuidade, com segurança, às atividades executadas de levantamento da
produção e monitoramento agrícola. Este suporte é essencial às tomadas
de decisão do Governo Federal para garantir a regularidade do
abastecimento e contribuir para o desenvolvimento econômico. O
acompanhamento de preços feito pela Companhia é outro indicador dos
impactos da crise na comercialização e acesso de produtos básicos à
população, além dos custos de produção, que subsidia as propostas de
preço mínimo e os preços de referência dos produtos agrícolas,
fundamentais para contribuir com a renda do produtor rural. Com isso, a
Conab segue com a geração e a disponibilização de informações acerca da
agropecuária, do abastecimento e da segurança alimentar e nutricional.
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