Hospital de Amor Fernandópolis promove carreata “Outubro Rosa”



Em comemoração a campanha de prevenção do câncer de mama, “Outubro Rosa”, a unidade de prevenção do Hospital de Amor, em Fernandópolis (SP), vai realizar no próximo dia 05 de outubro, sábado, a carreata anual que ajuda a disseminar a importância da conscientização dos exames preventivos.

O trajeto já foi definido. Assim como em ano anteriores, os participantes poderão seguir de carro ou moto, a partir das 8h30, acompanhados de carro de som e policiamento. “O percurso ocorrerá nas seguintes vias: Avenida Dr. Antônio Milton Zambon, Avenida Augusto Cavalin, Avenida Expedicionários Brasileiros, com rotatória no sentido Avenida Líbero de Almeida Silvares, seguindo na rotatória da Rua Vergniaud Mendes Caetano (Autoposto Petrominas), Rua São Paulo e Avenida Paulo Saravali, onde será feito o encerramento da carreata na Praça da Matriz”, esclareceu a enfermeira responsável pela unidade, Tânia Silveira Lourenço.

A campanha “Outubro Rosa” tem como objetivo a chamar atenção da sociedade, alertando as mulheres sobre a importância da prevenção, através da realização do exame de mamografia, para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil (depois do de pele não melanoma), respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém, raramente, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Ainda segundo instituto, esse tipo de malignidade é relativamente raro antes dos 35 anos. Acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estas estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

A estimativa é de que, neste ano, sejam diagnosticados 59.700 novos casos no Brasil. Ele traz ainda o número de mortos acometidos por esse tipo de câncer em 2013: um total de 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres.

Mulheres de 40 a 49 anos que tiverem mais de 12 meses do seu último exame, e as de 50 a 69 anos, que tiverem mais de 24 meses, poderão procurar a unidade de saúde mais próximo de sua casa para realizar o agendamento do seu exame de mamografia pelo CROSS.

 “A unidade tem capacidade de oferecer mais de 1.200 exames de mamografia por mês e a procura em outubro aumenta significantemente por conta da grande divulgação sobre a importância da prevenção”, finalizou enfermeira da unidade.

Comentários