Entrevistados aprovam a Feira do Agronegócio da Uva e do Mel e acreditam no seu crescimento


Nos dias 13 e 14 de setembro de 2019, foi realizada a 14ª Feira do Agronegócio da Uva e do Mel de Jales na praça Dr.  Euphly Jalles. Visando ao processo contínuo de melhoria do evento, a Fatec Prof. José Camargo- Fatec Jales realizou uma pesquisa de opinião com o público presente na festa.
O estudo foi desenvolvido pelos alunos que cursam a disciplina de Agroturismo, presente na matriz curricular do curso de Tecnologia em Agronegócio, e pelo Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo – CRIE, composto por professores e alunos da faculdade.
Os resultados da pesquisa evidenciaram que os grandes destaques da Feira foram a uva e o mel, seguidos das atrações artísticas.
A exposição dasuvas foi muito bem avaliada pelos entrevistados. Mais de 90% dos entrevistados declararam estar satisfeitos ou totalmente satisfeitos em relação a esse quesito.
Outro destaque foi o local do evento: cerca de 79% disseram estar satisfeitos ou totalmente satisfeitos.
Os serviços de alimentação ficaram a cargo das entidades assistenciais do município, como o Rotary Club Grandes Lagos, a Associação de Apoio à Criança e Adolescente de Jales – AACAJ, a Associação NipoJalesensee o Projeto Corpo e Mente em Movimento, que também foram muito bem avaliados pelos respondentes. Nesse aspecto, cerca de 73% disseram estar satisfeitos ou totalmente satisfeitos.
Com relação à tendência desse tipo de festa, os dados presentes no gráfico 01 mostram a aprovação e o crescimento que a festa vem apresentando. De acordo com os entrevistados, a tendência para os próximos anos é de que festas como essa devam crescer, opção assinalada por 82% dos respondentes.
A pesquisa mostrou que a Feira do Agronegócio da Uva e do Mel pode alavancar ainda mais  o segmento produtivo da  uva e do mel.  Tanto que a engenheira agronôma Silvia Andreu Avelhaneda Pigari, da Secretária Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e da Comissão Organizadora da Feira, ressaltou que “a Feira da Uva e do Mel serve de força motriz para os produtores rurais que participam para o aquecimento do comércio, para os expositores que acreditam no evento, para entidades assistenciais que pilotam a praça de alimentação e todos saem ganhando. Nos últimos três meses, enquanto organizávamos o evento, 1.120 toneladas de uvas dos produtores de Jales foram comercializadas. A previsão dessa safra, até dezembro, é colher, no total, 2.250 toneladas. Estamos felizes e satisfeitos com o sucesso dessa edição”.

Comentários