UFSCar realiza 1ª colação de grau do Campus Lagoa do Sino

Formandos das primeiras turmas de Lagoa do Sino (Foto: Tiago Santi - SeCS-LS))
Evento marca a consolidação do Campus e uma grande conquista para o desenvolvimento do Sudoeste Paulista
No dia 1º de março foi realizada a primeira colação de grau de estudantes do Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os formandos são dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos que começaram seus estudos em 2014, ano em que o Campus Lagoa do Sino iniciou suas atividades acadêmicas.
O Campus Lagoa do Sino foi implantado com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento regional, baseado em três eixos norteadores: Desenvolvimento Sustentável Territorial, Soberania e Segurança Alimentar, e Agricultura Familiar. A formatura das primeiras turmas marca a consolidação da UFSCar na região, uma universidade pública, de qualidade, que colabora com a transformação social a partir de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Durante a cerimônia, a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, destacou, justamente, o papel transformador da Universidade: "nós viemos com uma missão de ajudar no desenvolvimento da região, viemos para cá para trazer ensino, pesquisa e extensão, e hoje mostramos grandes resultados, entregando ao mercado de trabalho e à sociedade profissionais altamente capacitados". Para Rafael Longaresi, Diretor do Campus Lagoa do Sino, a primeira formatura "representa que o Campus está cada vez mais consolidado, inserido na comunidade e demonstrando que é capaz de mudar a realidade do Sudoeste Paulista".
Já para Luiz Manoel Almeida, Diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), a formatura das três primeiras turmas representa, além da consolidação da Instituição, a garra dos estudantes, que foram corajosos e enfrentaram inúmeras dificuldades como pioneiros do Campus. "Trata-se de um momento histórico e mágico refletido em cinco sentimentos: sonho, alegria, transformação, amor e educação", destacou Almeida.
Edmilson Lopes Júnior, um dos graduados em Engenharia Agronômica, revelou sua gratidão e felicidade pela conclusão do ciclo e por ter colaborado com a abertura de caminhos a outros estudantes. "Eu sou de Angatuba [município próximo ao Campus] e cresci vendo as possibilidades acontecerem apenas longe da minha cidade; agora, a Universidade trouxe novas oportunidades de vida aos jovens da região", disse ele.
Na ocasião, foi feita uma homenagem ao escritor Raduan Nassar, responsável pela doação da Fazenda Lagoa do Sino à UFSCar. Em seu discurso, Raduan defendeu que o Ensino Superior, em especial as universidades federais, devem estimular o pensamento crítico independente, sem censura. Também foram homenageados servidores docentes e técnico-administrativos do Campus.
A cerimônia de colação de grau aconteceu nas dependências do próprio Campus e teve a presença de representantes da Universidade, além de autoridades locais e dos familiares dos formandos. A TV UFSCar produziu uma matéria sobre o evento que pode ser acessada em http://bit.ly/2u7kxbu.
 

Comentários