Viva e Deixe Viver completa 10 anos de atividades na Santa Casa de Marília

Visita das voluntárias do Viva e Deixe Viver no setor de Pediatria da Santa Casa de Marília
A Associação Viva e Deixe Viver completa 10 anos de atividades na Santa Casa de Misericórdia de Marília. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira com 14 voluntários que formam uma escala para a contação de histórias.
Na Santa Casa, os contadores de histórias desenvolvem o trabalho na Pediatria, UTQ (Unidade de Terapia de Queimados), Hemodiálise, Oncologia Infantil e Quimioterapia de Adultos.
"Nos comprometemos a doar duas horas do nosso dia para a contação de histórias. No início, em 2007, começamos indo apenas na Pediatria, mas devido à boa receptividade fomos ampliando o trabalho em outros setores", enfatizou a coordenadora da Associação Viva e Deixe Viver na Santa Casa, Silmara Queijo.
Além da capacitação de novos membros pelo período de seis meses, também são realizadas reciclagens. "A nossa Oscip (Organização de Sociedade Civil de Interesse Público) tem a missão de fomentar a cultura e a educação através da contação de histórias. Estimulamos muita gente a ler e este hábito continua mesmo quando elas recebem alta hospitalar".
Desde 2012, a Associação Viva e Deixe Viver conta com o apoio do Supermercado Tauste, que através da Lei Rouanet desenvolve o projeto "História Convida", com a doação de livros para crianças em escolas públicas.
Em Marília, a Viva e Deixe Viver atua também no Hospital das Clínicas (Saúde Mental), Hospital Materno Infantil (Pediatria) e no Hemocentro (Oncologia Pediátrica).
Números
Somente em 2017, a Associação Viva e Deixe Viver já atendeu 758 crianças e 788 acompanhantes na Santa Casa de Marília, além de 214 profissionais.
São atividades desenvolvidas no hospital a contação e a leitura de histórias, jogos, canto, origami, desenho e pintura, liberdade de ação.
Na hemodiálise, a contação de histórias inclui leitura de textos com abertura para debate e colocação de opinião final. Como a maioria dos pacientes é de adultos, o número de atendimentos não consta no diário eletrônico, mas são cerca de 35 pessoas por turma que participam das atividades. 
Somente em 2017, a Associação Viva e Deixe Viver já atendeu 758 crianças e 788 acompanhantes na Santa Casa de Marília
Viva
A Associação Viva e Deixe Viver é uma entidade sem fins lucrativos, não governamental, certificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, conforme a Lei nº 9790 de 23/03/1999. Foi criada em agosto de 1997 e é formada por voluntários – em sua maioria contadores de histórias – que prestam seu serviço voluntário gratuitamente e nos termos da Lei Federal nº 9608, de 18.02.1998. A Associação reúne mais de mil voluntários atuantes e está presente em hospitais de São Paulo e de outros Estados e cidades do País.
Em quase duas décadas de existência a Associação Viva e Deixe Viver virou modelo para outras iniciativas sociais, principalmente ONGs ligadas a crianças e adolescentes. Os voluntários da Oscip participam de um extenso e qualificado curso de capacitação. Só permanecem na Associação Viva aqueles que se comprometem a realizar a sua missão, lutar por sua causa, partilhar a mesma visão e submeter-se aos mesmos princípios.
Fonte: Assessoria de Imprensa - www.santacasamarilia.com.br  

Comentários