Alunos Saner e Guilherme, de Populina, fazem bonito nos Jogos Escolares da Juventude, disputados em Curitiba (PR)


A E.E Lesbino de Souza Alkimim, de Populina (SP), teve dois representantes na maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude que reuniu jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo.
Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal. 
O evento aconteceu em Curitiba (PR) entre os dias 12 e 21 de setembro teve a participação de 4.043 alunos de 1.401 escolas de todo o Brasil, número recorde de participação.
A delegação paulista contou com 166 atletas com idade entre 12 e 14 anos para disputar as 13 modalidades oficiais da competição escolar mais importante do país: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
Todos se classificaram por meio dos Jogos Escolares da Juventude do Estado de São Paulo (JESSP), organizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.
Os alunos Guilherme Dutra e Saner de Oliveira competiram na categoria de 12 a 14 anos na modalidade Lançamento de Disco e de Dardo. Na fase classificatória disputada no dia 14 de setembro, o aluno atleta Guilherme Dutra concorrendo com outros 33 participantes obteve a 2ª colocação ao atingir a marca de 39,42 metros indo para a fase final, onde não obteve bom resultado ficando em oitavo lugar entre os doze finalistas com a marca de 37,52 metros, inferior à da classificatória.
Já o aluno atleta Saner de Oliveira, na fase classificatória na modalidade Lançamento de Dardo ficou em sexto lugar ao atingir a marca de 40,62 metros, estando na disputa 35 atletas. Na fase final o atleta Saner melhorou sua marca entre os doze finalistas ao atingir  46,90 metros ficando com o segundo lugar.
O secretário Paulo Gustavo Maiurino ressaltou a importância da competição e o histórico da delegação paulista: “São Paulo sempre tem ótimos resultados nos Jogos Escolares da Juventude, figurando entre os primeiros colocados e esse ano não foi diferente, pois ficamos em uma posição de destaque. Gostaria de parabenizar todos os atletas por essa bela campanha e pela grande participação no JEESP”, elogiou

Comentários