4º Encontro de Gestantes apresentou a importância de conhecer os tipos de parto

 
O 4º Encontro de Gestantes do Município de Jales, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Jales em parceria com a Prefeitura Municipal de Jales por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou o ciclo de atividades para 2017 nesta sexta-feira, 22 de agosto. Foram intensos momentos de orientação, atendimentos e oportunidades para adquirir novos conhecimentos para as gestantes.

Uma tarde com muitas atividades foi vivenciada pelas integrantes do grupo composto por mais das 40 mães na sede da Associação Nipo jalesense, que gentilmente cedeu o espaço para o evento. Logo ao início foram recepcionadas por vários estandes organizados por integrantes dos NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), com massagens, aplicação de questionários, entregas de panfletos e brinquedoteca.

A abertura do encontro contou com a presença da Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Glauciane Pontes Helena Franco e da Secretária Municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins.

Para movimentar o encontro, a educadora física do NASF, Graziele Ancelmo Souza, desenvolveu uma aula de zumba com as participantes. A palestra foi realizada pelo médico ginecologista e obstetra, Marcos Valentin Frigério, que trabalhou com o tema "Conhecendo os tipos de parto".

O médico destacou em sua fala a importância de conhecer os tipos de parto e quais são seus desafios, bem como diferenciar o parto normal da cesárea, além de entender seus procedimentos. "Este evento deveria sempre acontecer por aproximar a gestante do bebê, tirar suas dúvidas e desvendar mitos que há em relação ao complexo materno" acrescentou o médico Marcos Frigério.

Presente no evento a psicóloga do NASF, Ellen Shumiski da Silva, lembrou a importância dos encontros para as integrantes, pois as prepara para a vida de mães. "As palestras então deixando as gestantes muito preparadas", finalizou a psicóloga.

 
O encerramento contou com um coffee break e sorteio de vários brindes para as gestantes, alguns produzidos por voluntários do Fundo Social de Solidariedade de Jales e inclusive um book fotográfico, cedidos pelos parceiros que apoiaram o evento.

Comentários