Medicina/Unesp colabora com SIPAT da Polícia Militar de Botucatu


Pela primeira vez, a Faculdade de Medicina de Botucatu colabora com a Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Polícia Militar, que espera a participação de 120 integrantes da corporação
Na manhã de segunda-feira, 26 de março, o Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) recebeu dezenas de policiais militares que acompanharam a abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) e palestras organizadas FMB focando sempre a qualidade de vida e a promoção da saúde.
A programação segue por toda a semana dentro do 12º Batalhão da PM, com colaboração da Unimed, Associação Brasileira de Assistência ao Diabético (ABAD) e dos próprios soldados com troca de conhecimentos e exposição de casos de acidentes.
A primeira palestrante foi a professora Maria José Trevizani Nitische, do Departamento de Enfermagem da FMB, que tratou de expor riscos, sintomas e prevenção de doenças provocadas pelo comportamento sedentário, como diabetes, colesterol, obesidade e pressão arterial.
Logo após, com música, o docente Francisco Habermann, do Departamento de Clínica Médica, fez uma breve introdução da palestra "Saúde e Exercícios Físicos", ministrada pelo Dr. Daniel Habermann, especialista em medicina do esporte, convidado pela FMB para a Semana. Ele ressaltou a importância de se adotar atitudes pró-ativas em relação a práticas esportivas ou pequenas ações do dia-a-dia, como caminhadas e dietas mais saudáveis. O objetivo é promover ou aumentar a qualidade de vida do individuo.
A parceria foi firmada após contatos entre a diretoria da FMB e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da PM, presidida pelo Major Jorge Duarte, comandante interino do 12º Batalhão da PM e representada pelos soldados Pontes, Aline, e Benedito, além da tenente Lizandra Interliquia Bette. "Recorremos à colaboração da Faculdade de Medicina por submetermos nossa equipe a um exame anual, que constata o surgimento de casos de hipertensão, diabetes e sedentarismo. Além disso, a FMB é a principal instituição de saúde da região", afirmou a tenente.
Segundo Sandra Aparecida Andrades Silva, diretora técnica administrativa da FMB, colaborar com essa espécie de evento é ajudar também à comunidade fora do câmpus. "Para a FMB é importante construir e consolidar parcerias, uma vez que as mesmas, de forma direta ou indireta, impactam positivamente no contexto social em que a Unesp está inserida", conclui.

Comentários