Fazer musculação provoca varizes ou não?

Jamil Bernardo Kalil


Todos sabem que atividades físicas serão indicadas para qualquer pessoa sempre, seja ela recuperativa ou como uma atividade que proporcione a manutenção da saúde e da qualidade de vida. A musculação é indicada para o fortalecimento dos músculos do nosso corpo, seja de um atleta ou de uma pessoa comum.

Musculação não provoca varizes – Hoje o preconceito com relação à musculação é bem menor, principalmente por parte das mulheres, que antigamente achavam que se fizessem esse tipo de exercício, ficariam masculinizadas e haveria também a possibilidade de surgirem varizes em suas pernas.
Se o exercício for bem prescrito, não haverá problema algum e os músculos ficarão delineados assim como todos desejam. Para que os objetivos sejam alcançados, o primeiro passo quando se pensa em fazer esse tipo de exercício é fazer uma entrevista inicial com o professor de educação física da academia para que ele conheça o estilo de vida do aluno em questão.
O início do treinamento com a musculação exige séries com muitas repetições e pouca sobrecarga para que os músculos, seus ligamentos e tendões se adaptem ao novo esforço assim como o sistema circulatório. Um bom treinamento aeróbio também é indicado, pois auxilia na oxigenação dos músculos, promovendo também um fortalecimento coronário que tornará o bombeamento de sangue para todo o corpo mais eficiente, evitando o rompimento dos vasos sanguíneos.
Não adianta querer pular essas etapas do treinamento, seja por pressa ou por pressão por parte do aluno. Após um mês ou até dois de adaptação pode-se começar a acrescentar cargas maiores para a realização dos movimentos e também mudar a quantidade de séries e de repetições de acordo com o objetivo de cada aluno.
Você só se torna fisiculturista que quiser. Usea musculação para ganhar qualidade de vida – Se o aluno tiver um pouco de paciência e persistência conseguirá atingir seus objetivos rapidamente conquistando um corpo com baixa porcentagem de gordura e maior quantidade de massa magra, isto é, de músculos. Mas... atenção: maior quantidade de músculos, de massa magra, não significa que a pessoa se tornará um fisiculturista.
Quando baixamos a porcentagem de gordura com treinamento adequado, nossos músculos começam a se desenvolver, promovendo, também, uma aceleração em nosso metabolismo durante todo o dia, fato esse que contribui para o emagrecimento e para a definição muscular.
É importante mencionar que a musculação é uma ferramenta que serve para construir um corpo de acordo com a necessidade e desejo de cada pessoa. Podemos compará-la a um salão de beleza, onde a pessoa entra e diz ao profissional o que deseja. Pena que no salão de beleza a pessoa sai mais bonita no mesmo dia e já na musculação ela deverá ir muitas vezes até conquistar o que deseja! Por outro lado, no salão de beleza, a pessoa pode perder tudo que fez com um simples banho e já na musculação não, porque o trabalho é muito mais duradouro!
Com tudo isso, pode-se concluir que a musculação não provoca varizes, pelo contrário, ela é indicada para essas pessoas que desejam amenizar os seus sintomas. Excesso de medicamentos e sedentarismo contribuem para agravar cada vez mais o quadro das varizes assim como aumentar os problemas de inchaço nas pernas e má circulação. Um bom programa de musculação auxiliará no combate às varizes e proporcionará uma vida muito mais agradável a essas pessoas. Para que seus objetivos sejam rapidamente alcançados, consulte sempre um Professor de Educação Física. Artigo escrito pelo professor Jamil Bernardo Kalil (CREF: 036018 G/SP).

Comentários