Alunos do Anglo de Jales aprendem matemática no supermercado

No caixa, prestam atenção aos movimentos da recebedora e
foto abaixo pesquisam atentamente os produtos e preços

O aprendizado é garantido quando teoria e prática se completam. Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio XV de Abril-Anglo de Jales provaram isso quando foram às compras na quarta-feira, dia 10 de novembro. Depois de aprenderem com a professora Rosana Bigotto sobre o sistema monetário, conhecendo assim as cédulas e as moedas utilizadas no nosso país, foram ao Sakashita Supermercados explorarem mais sobre o assunto.

Os 21 alunos passaram por todas as seções do supermercado atentos aos valores dos produtos e das ofertas. Com R$ 5 no bolso, cada um escolheu um produto de preferência que pudesse ser comprado com o valor e assim todos entenderam as situações problemas de compra e venda: fizeram anotações, cálculos para saber se poderiam levar o produto escolhido, ficaram na fila do caixa, fizeram o pagamento, alguns receberam troco e todos exigiram a nota fiscal.
Além de trabalhar com várias disciplinas, principalmente a Matemática, eles puderam exercer a cidadania e entender que existem os direitos e deveres dos consumidores e, de acordo com a professora, os pequeninos surpreenderam os funcionários do supermercado e os clientes presentes que pararam para ver as crianças.
A professora conta ainda que ao voltar para a sala de aula tiveram que resolver as atividades da apostila e que, durante as operações matemáticas, os alunos perceberam que alguns trocos eram compostos por centavos e que muitas pessoas não os valorizam e, aos sete anos, mostraram-se conscientes sobre o destino das moedas ignoradas.
“É fascinante ver o interesse e a perspicácia dos alunos em relação a esse assunto, uma simples ida ao supermercado mudou a vida de muitos”, conclui Rosana.

Comentários