Qualidade de ensino: marca da UniJales nesses 40 anos

Rosangela Bigulin


As últimas décadas foram de mudanças radicais na economia mundial. De forma geral, esse fato produziu um patamar mais exigente do perfil acadêmico do aluno, para credenciá-lo como profissional qualificado para atuar no mercado de trabalho. Consequentemente, no último ano do curso superior, a ansiedade e a insegurança dos formandos em relação à sua empregabilidade nesse nicho produtivo cada vez mais competitivo, é intensificada.

Visando contribuir para a superação dessa ansiedade e insegurança, a UniJales, nos seus 40 anos de serviços prestados aos seus alunos, sempre teve a preocupação de organizar-se por meio de programas de qualidade e de transformações para se adequar às mudanças.
Para que essas transformações pudessem acontecer, a Instituição em conjunto com os funcionários, coordenadores e corpo docente, sempre procurou propiciar o desenvolvimento de um ambiente no qual as pessoas pudessem crescer e se desenvolver, expandindo sua capacidade criativa, possibilitando a todos um ensino de qualidade.
Abertos para a capacitação continuada, a Instituição sempre possibilitou a seus funcionários, cursar a graduação e especialização, sem ônus, visando a qualificação de seus profissionais no sentido de prepará-los para as constantes mudanças que ocorrem no setor produtivo e de prestação de serviços.
Os resultados são visíveis quando, dentro do quadro do magistério da nossa região e de outros municípios do Estado de São Paulo, encontramos um percentual acentuado de professores que são aprovados em concursos públicos, logo que concluem suas graduações na UniJales. O mesmo ocorre com aqueles que seguem uma carreira no magistério e são aprovados em concursos para diretores e supervisores de ensino.
Na Diretoria de Ensino - Região de Jales que engloba 25 municípios e é considerada uma das melhores do estado, a porcentagem de profissionais da educação formados no Centro Universitário de Jales, aprovados em concursos, supera os 90%. Nos municípios da nossa região, a presença de egressos da Instituição respondendo pelas secretarias da educação e cultura, também é acentuada.
Seguindo carreira no Ensino Superior, temos vários ex – alunos tanto da Graduação como da Pós-Graduação que são convidados a lecionar nos cursos da Instituição, se tornam mestres e doutores e, posteriormente, são aprovados em concursos de Universidades Estaduais e Federais. Só nos últimos dois anos, oito dos nossos professores assumiram cargos nessas Universidades.
Recentemente a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realizou uma prova para todos os profissionais da educação, visando uma promoção por mérito para os 25% melhores classificados. Todos nossos docentes que também trabalham na rede e prestaram o concurso, assim como grande parte dos ex-alunos que hoje lecionam nas escolas estaduais, tiveram um aproveitamento acima da média do estado.
Outro fator de comprovação da qualidade oferecida pela Instituição é a aprovação de alunos que estão no último ano das graduações, em concursos públicos, e que já saem da UNIJALES com a certeza de um emprego garantido. Para exemplificar, vamos destacar alguns cursos e alunos que se encontram nessa situação: Artes Visuais (Educação Artística): Fabiane Cristina Ramos Lima, Marly Augusta Cordeiro e Sônia Tavares da Costa Souza; Geografia: André Lemos, Eder Montanari, Ludmila Brigatto Monpian, Alexandre Colombo e Sivaldo Basílio da Silva; História: Jémerson Quirino de Almeida e Ricardo Pires da Costa; Serviço Social: Angélica Bernardo Martins, Elisângela Pazini Martins e Raysa Regina Grigolete.
Cursos como Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e os mais recentes, caso de Fisioterapia e Enfermagem, colocam no mercado, profissionais com uma formação de qualidade e aptos a desenvolver suas funções com competência. São vários os alunos que após estagiarem em empresas da região, durante a realização do seu curso de graduação, são convidados a nelas permanecerem depois de formados considerando o ótimo desempenho que apresentam.
É priorizando a qualidade para formar profissionais que se sintam seguros para entrar no mercado de trabalho que a UniJales vem exercendo suas funções nesses 40 anos. Portanto, faça como a maioria, mude sua história e venha fazer parte da nossa. Prof. Ms. Rosangela Juliano Bordon Bigulin, diretora de Graduação e Coordenadora do Curso de Geografia da UniJales


Comentários