Escolas desenvolvem projetos que incluem ações do Legislativo

Vereador Luis Especiato é questionado pelas crianças. Abaixo,  
Rivelino Rodrigues explica às crianças o sistema do legislativo

A formação continuada dos educandos para um mundo pluralista que precisa de cidadãos cada vez mais emancipados tem sido uma constante preocupação das escolas. Tanto que o Colégio “Ferreira Prado” trouxe nessa terça-feira, 26, alunos do 3º ano do ensino fundamental para conhecer o Poder Legislativo jalesense. Já o Centro Educacional “Castilho & Santos Ltda” – COC – Jales, também convidou, nessa mesma data, o vereador e professor universitário Rivelino Rodrigues para falar sobre as ações do Legislativo para o 4º e 5º ano do ensino fundamental.

O trabalho das escolas nesse sentido visa levar os alunos a conhecer o Legislativo Municipal, os vereadores e suas funções. Especiato e Riva reforçaram o papel do vereador, que é legislar e fiscalizar, participando da elaboração de leis sobre matérias de competência exclusiva do município e exercendo o controle da Administração local, principalmente quanto aos atos e as contas do Poder Executivo do Município.
A coordenadora Karla Camilo Stafuzza e as professoras Lucimar Barbosa Caparroz e Márcia Vieira de Souza, do Colégio “Ferreira Prado”, foram responsáveis pelo acompanhamento da visita dos alunos ao Legislativo. No COC – Jales, o trabalho foi coordenado pela professora Maria Fernanda, que é a coordenadora do ensino fundamental e desenvolvido pelas profossoras Fátima Florêncio, do 4º ano e Maria Alice Gomes Amadeu, do 5º ano.
Especiato destacou a importância desse trabalho que as escolas vêm desenvolvendo com alunos e ressaltou que a Câmara também contribui para o despertar da política na construção de uma sociedade participativa. “Posso citar como contribuição o Parlamento Jovem, que foi realizado pela Câmara Municipal, um instrumento de participação dos jovens do ensino fundamental que foi um grande sucesso”, finalizou o presidente da Câmara.

Comentários