Santa Casa de Barretos realiza curso PALS para residentes de Pediatria no fim de semana

 

Treinamento internacional da American Heart Association capacita equipes para suporte de vida avançado em pediatria

A Santa Casa de Misericórdia de Barretos promoveu neste fim de semana, sábado e domingo, o curso PALS — Pediatric Advanced Life Support, reconhecido internacionalmente pela American Heart Association (AHA), com a participação de 16 residentes de Pediatria. Em duas turmas de oito alunos, o treinamento combinou aulas teóricas, práticas, simulações realísticas e prova de certificação, qualificando profissionais para o atendimento de crianças em situação crítica dentro e fora do ambiente hospitalar.


O PALS - Suporte de Vida Avançado em Pediatria prepara profissionais de saúde para reconhecer e intervir rapidamente em emergências pediátricas, incluindo engasgo, afogamento, infecções graves e paradas cardiorrespiratórias, com protocolos baseados em evidências científicas. A certificação tem validade de 2 anos e é recomendada como reciclagem periódica.


A Terzius, empresa cadastrada pela AHA, foi a responsável por trazer pediatras de emergência credenciados e habilitados para ministrar o treinamento.


“Este tipo de capacitação fortalece a resposta da equipe nas primeiras ações, quando segundos fazem diferença no desfecho clínico pediátrico”, informa a coordenadora da Pediatria da Santa Casa, Dra. Marcela de Castro Assad, coordenadora do Pronto Socorro Infantil e da enfermaria infantil da Santa Casa de Barretos.


Ao alinhar a prática local a protocolos internacionais, a Santa Casa amplia a segurança do paciente e a efetividade das condutas em situações de alta complexidade. A instituição conta atualmente tem 17 programas de residência médica, além de ser hospital escola da Facisb – Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos “Dr. Paulo Prata”, que registrou a maior nota no Enamed, se destacando entre as melhores faculdades do país, sob a supervisão dos médicos que atuam na Santa Casa.

A Santa Casa de Misericórdia de Barretos, que tem gestão da Fundação Pio XII – Hospital de Amor, é referência regional em atendimento hospitalar e atende exclusivamente pelo SUS. O hospital oferece serviços de média e alta complexidade, como Pronto Atendimento, UTI Neonatal e Adulto, maternidade, centro cirúrgico, internações e exames. A instituição trabalha com equipes multiprofissionais que garantem acolhimento humanizado e cuidado integral aos pacientes.


por Parceria Comunicação/Luciana Gomes e  Tamires Furniel/ fotos/divulgação


Comentários