Fundecitrus amplia Avalia Psilídeo para regiões de expansão da citricultura

 


O Fundecitrus ampliou a atuação da ferramenta Avalia Psilídeo para regiões que vêm se consolidando como nova fronteira de expansão da citricultura brasileira. A iniciativa tem como objetivo apoiar os citricultores dessas áreas na tomada de decisão para o manejo do psilídeo, por meio de informações técnicas sobre a eficácia de inseticidas utilizados nos pomares. A ampliação do Avalia Psilídeo ocorre em um contexto de crescimento dos pomares, especialmente no Mato Grosso do Sul, o que reforça a importância de decisões técnicas bem fundamentadas desde a implantação das novas áreas.

Segundo o pesquisador do Fundecitrus, Wellington Eduardo, o acesso a informações sobre a eficácia dos inseticidas é essencial para evitar falhas no controle do psilídeo. “Esses dados ajudam o citricultor a escolher os inseticidas que estão apresentando boa eficácia de controle em populações do psilídeo coletadas no campo, minimizando o risco de aumento da população do inseto e, consequentemente, da disseminação do greening. Essa ferramenta é uma aliada do citricultor no dia a dia do pomar”, afirma.

O Avalia Psilídeo é uma ferramenta técnica que avalia o desempenho de inseticidas a partir da coleta de insetos em diferentes regiões e da testagem da suscetibilidade dessas populações a determinadas moléculas. Com base nos resultados gerados pelo sistema, os produtores podem embasar estratégias de controle mais eficazes no manejo do inseto.

APERFEIÇOAMENTO

Nesta nova versão do Avalia Psilídeo, o citricultor visualiza os resultados por estado (São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul). Além disso, poderá filtrar os dados por uma região específica, assim como já ocorre para o estado de São Paulo.

Entre as outras melhorias realizadas, destacam-se a maior qualidade de resolução dos mapas e a possibilidade de visualizar a eficácia (proporção de populações com mortalidade superior a 80%) em diferentes períodos. Anteriormente, apenas o intervalo de sete dias estava disponível para esse tipo de análise. “Com essas atualizações, o Avalia Psilídeo se torna ainda mais estratégico, permitindo que o citricultor tome decisões mais precisas e baseadas em dados científicos, adequando o controle às realidades de cada região dos diferentes estados que compõem o cinturão citrícola expandido”, reforça o pesquisador do Fundecitrus Marcelo Miranda.

Atualmente, para o Mato Grosso do Sul, a ferramenta já disponibiliza dados referentes a três populações do inseto. Para Minas Gerais, duas, e, para São Paulo, 112 populações avaliadas. Com a ampliação do Avalia Psilídeo para áreas de expansão da citricultura, o Fundecitrus reforça seu compromisso com a sanidade dos pomares e com o desenvolvimento técnico do setor, ao oferecer soluções práticas e baseadas em dados científicos para o enfrentamento do greening.

O acesso aos experimentos pode ser feito pelo site do Fundecitrus, na página Tecnologias:
https://www.fundecitrus.com.br/tecnologia/#avalia-psilideo



Comentários