A professora aposentada Ireni Mendonça Borges, de 91 anos, moradora de Votuporanga (SP), doou, só em janeiro deste ano, cerca de 60 pares de sapatinhos de tricô à Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Barretos. A ação integra uma história de solidariedade iniciada há três anos, que já beneficiou bebês em diferentes estados e até no exterior, reforçando o cuidado humanizado com as famílias atendidas pelo SUS.
Além da Santa Casa de Barretos, Ireni também realizou doações ao Hospital de Amor, ampliando o impacto da iniciativa. O gesto tem um ganho afetivo e comunitário: cada par confeccionado à mão chega como um símbolo de acolhimento às famílias no momento do nascimento.
Há três anos, dona Ireni passou a confeccionar sapatinhos de tricô com o objetivo de doá-los a maternidades de hospitais públicos. As primeiras doações foram realizadas em hospitais da região de Votuporanga, mas a iniciativa ganhou proporção e chegou a outros estados brasileiros e até ao exterior.
“A Santa Casa de Barretos é um lugar santo. Há cerca de trinta anos, o doutor Ventura cuidou muito bem da minha mãe, e sou muito agradecida. Faço esses sapatinhos com muito amor e carinho para esses nenês, e isso me engrandece profundamente”, relata Ireni Mendonça Borges.
“Me sinto abençoada por poder ajudar. Vejo isso como uma missão e uma dádiva divina. Priorizo doar às crianças atendidas pelo SUS, pois acredito que são as que mais precisam”, completa.
De acordo com Ireni, ao longo dos últimos anos ela já confeccionou mais de 700 pares de sapatinhos para recém-nascidos. A arte do tricô faz parte de sua vida desde a infância e, na vida adulta, produziu todo o enxoval de seus seis filhos, treze netos e dezessete bisnetos.
A Santa Casa de Misericórdia de Barretos é referência regional em atendimento hospitalar e atende exclusivamente pelo SUS. O hospital oferece serviços de média e alta complexidade, como Pronto Atendimento, UTI Neonatal e Adulto, maternidade, centro cirúrgico, internações e exames. A instituição, que tem gestão da Fundação Pio XII – Hospital de Amor, trabalha com equipes multiprofissionais que garantem acolhimento humanizado e cuidado integral aos pacientes.
Fotos: Tamires Furniel
Comentários
Postar um comentário