Todo começo de ano é igual: novas metas e promessas para o ano que se inicia. Cuidar mais da saúde, fazer mais atividades físicas... Mas, já pensou em colocar como meta ajudar o próximo?
A doação de sangue é uma maneira simples de ser solidário, mas que faz muita diferença. O procedimento dura cerca de 40 minutos (entre cadastro, triagem e doação) e pode salvar até quatro vidas.
“O Hemonúcleo Regional de Jaú fornece sangue e plaquetas para doze hospitais de dez cidades da região. Então, precisamos garantir esses materiais em estoque, de todos os tipos sanguíneos, em quantidade e qualidade para atender a demanda, seja de pacientes internados, pacientes em emergência ou em tratamento", explica o hematologista Marcos Mauad, coordenador do Hemonúcleo Regional de Jaú.
O médico lembra que, em períodos de férias, o número de doadores diminui. “A gente nunca sabe quando vai precisar, mas precisamos ter sangue e plaquetas prontos para o uso. Por isso, ser doador e ter recorrência no gesto é tão importante. Por isso, convido a população para colaborar. É rápido e pode salvar vidas”, conclui.
A doadora Marlene Biasi, de Guareí, começou a doar sangue por incentivo de um paciente de sua cidade. Logo entendeu a importância do gesto e continuou com as doações. Recentemente, completou a idade limite para o procedimento, que é de 69 anos. “Comecei motivada por um paciente conhecido aos 45 anos. E, desde então, sempre doei por amor a quem precisa. Até essa que é a minha última doação. Fiz minha parte e estou feliz em saber que pude ajudar”.
Doe Vida
O Hemonúcleo do Hospital Amaral Carvalho segue rigorosamente as normas vigentes para a realização da coleta de sangue, garantindo qualidade e segurança para os doadores. Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias entre as doações. Já as mulheres podem doar sangue até três vezes ao ano, com intervalo de 90 dias entre as doações.
Para doar é preciso:
- Estar em boas condições de saúde
- Ter entre 16 (acompanhado de um responsável) e 69 anos (desde que já tenha feito outra doação antes dos 60 anos)
- Pesar mais de 50 quilos
- Ter pelo menos 6 horas de sono na última noite
- Estar alimentado
- Apresentar documento original com foto
O doador não pode:
- Fazer uso de certos medicamentos (entre em contato com o Hemonúcleo para tirar dúvidas)
- Ter tido doenças infecciosas transmitidas pelo sangue
- Ter tido hepatite após os 10 anos de idade
- Ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses
- Ter sido exposto a situações de risco de contração de IST
- Estar resfriado ou com gripe
- Ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas ou drogas ilícitas injetáveis
- Estar grávida ou amamentando
- Ter realizado parto normal a menos de 90 dias ou cesária nos últimos 180 dias
- Ter viajado para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará ou Tocantins
O Hemonúcleo Regional de Jaú atende à Rua Dona Silveria, 150 – Chácará Braz Miraglia, de segunda a sexta, das 7h30 às 15h e aos sábados das 7h30 às 12h. Informações pelo telefone (14) 3602-1355.

Comentários
Postar um comentário