Jales inicia vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, já recebeu as doses da vacina contra a dengue, reforçando as ações de prevenção e controle da doença no município de Jales. A iniciativa tem como objetivo reduzir as hospitalizações e os óbitos causados pelas infecções pelo vírus da dengue, especialmente entre a população mais vulnerável.

 Neste primeiro momento, a vacinação já está sendo destinada exclusivamente a crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, considerando a faixa etária de 10 anos até 14 anos, 11 meses e 29 dias.   O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas, conforme as recomendações do Ministério da Saúde. A vacina contra a dengue é tetravalente, oferecendo proteção contra os quatro sorotipos do vírus, 1, 2, 3 e 4.

A imunização está sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e a criança ou adolescente deve estar acompanhado do pai, mãe ou responsável legal no momento da vacinação. Para receber a dose, é necessário apresentar o Cartão SUS, a caderneta de vacinação e o CPF.

As doses estão disponíveis nas unidades de saúde ESF Shigueiro Kitayama (Roque Viola); ESF Dr. Virgílio Ribeiro Franco (São Gabriel); ESF Francisco Xavier Rego (Paraíso); ESF Ozil Joaquim Rezende (Municipal); ESF Dr. Antônio Queda (Núcleo Central de Saúde); ESF Setuo Suetugo (São Jorge); ESF Leonísio Gambeiro (Oiti); ESF Getúlio de Carvalho (Arapuã); e ESF Luís Ernesto Sandi Mori (JACB).

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação e orienta pais e responsáveis a procurarem a unidade de saúde mais próxima para garantir a proteção das crianças e adolescentes, lembrando que a imunização é uma aliada fundamental no combate à dengue, juntamente com as ações de eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a secretária municipal Nilva Gomes, da Saúde, “a chegada da vacina contra a dengue representa um avanço muito importante para a saúde pública do nosso município. Neste primeiro momento, estamos priorizando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme as orientações do Ministério da Saúde, com o objetivo de reduzir casos graves, internações e óbitos. Reforçamos aos pais e responsáveis que procurem as unidades de saúde, levando o Cartão SUS, a caderneta de vacinação e o CPF, para garantir essa proteção. A vacinação acontece das 7h às 17h em 9 ESFs do município, e é fundamental que, além da vacina, a população continue colaborando com as ações de combate ao mosquito, eliminando possíveis focos do Aedes aegypti”, ressaltou.

Comentários