Jales é anunciada pelo Governo do Estado como parceira do programa Pontos MIS para 2026


Pontos MIS disponibiliza um catálogo de filmes para as cidades parceiras 

Projeto de formação e difusão cultural levará a 128 cidades do Estado de São Paulo
programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural




O MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, anunciou as cidades parceiras que farão parte do programa Pontos MIS no ano de 2026. Ao total, são 128 cidades e 7 unidades das Fábricas de Cultura contempladas pelo projeto de formação e difusão cultural, que leva a todo o Estado de São Paulo programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.
Do extremo noroeste paulista, figuram como parceiras do Governo do Estado, as cidades de Jales, Santa Fé do Sul, Votuporanga
O programa estabelece os seguintes eixos de trabalho: 
Exibição de FilmesS, 
Sessões presenciais
Mensalmente, o Pontos MIS disponibiliza um catálogo de filmes para as cidades parceiras selecionarem e programarem a exibição em seus respectivos espaços culturais.
Exposições Pontos MIS
Itinerância
O projeto de itinerância Exposição Pontos MIS ocupa espaços culturais das cidades parceiras com diversas mostras fotográficas do acervo do MIS.
Formação
Oficinas
O programa disponibiliza oficinas e palestras gratuitas sobre cinema, fotografia e gestão cultural para o público. As oficinas acontecem presencialmente nas cidades parceiras.
Orientação e desenvolvimento de curtas
Seleção e acompanhamento de projeto de curta-metragem, em diferentes etapas de sua realização, com o objetivo de colaborar com roteiristas, diretores e produtores residentes do Estado de São Paulo, para aprimorarem seus projetos, dialogando sobre as dúvidas e dificuldades que possam existir em cada fase. Uma equipe de profissionais do programa Pontos MIS orienta e faz sugestões de desenvolvimento dos projetos aos participantes, de forma gratuita e virtual.
 Residência Pontos MIS
A Residência Pontos MIS é uma oportunidade de aprimoramento no campo audiovisual, oferecendo uma imersão de uma semana no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, em que os selecionados têm a oportunidade de participar de aulas, palestras com renomados profissionais do cinema e experiências práticas enriquecedoras. O programa anual começa com a divulgação de uma Convocatória no site do MIS, por meio da qual são selecionados os melhores curtas-metragens produzidos por talentos de todo o estado de São Paulo (exceto capital), resultantes das oficinas audiovisuais oferecidas pelo programa Pontos MIS.
Cada candidato é convidado a apresentar um filme que tenha realizado, com duração máxima de 20 minutos. Uma comissão formada por integrantes do MIS seleciona 12 trabalhos. Os diretores desses filmes são convidados a participar dessa imersão, para a qual o MIS oferece transporte e hospedagem, assim como uma ajuda de custo para demais despesas.
Relação com municípios
Para assegurar a boa comunicação conquistada durante anos com os gestores municipais de cultura, mensalmente o Pontos MIS envia uma newsletter com o intuito de divulgar a programação e incentivar reflexões e debates junto aos parceiros. Também são realizados Encontros e formação para os gestores culturais Pontos MIS, para alinhamento e aprimoramento das atividades e uma melhor comunicação com os representantes dos municípios.

Comentários