Neste ano,
nos dias 4 e 25 de outubro, os brasileiros vão eleger presidente e vice-presidente do país, senadores e deputados federais, governadores e vice-governadores estaduais, governador e vice-governador do Distrito Federal.
Nas eleições
passadas (2018 e 2022), a excitação dos eleitores se concentrou na disputa presidencial entre dois candidatos dos extremos da ideologia política: direita e esquerda. Em 2018, o candidato da direita venceu. Em 2022, o candidato da esquerda venceu.
Os fatos políticos
que sacodem o país indicam que, neste ano de 2026, a eleição do presidente estará novamente polarizada entre dois candidatos: da direita e da esquerda. Por sua vez, as eleições dos governadores serão menos agitadas.
Aqui em Jales,
entre os políticos que hoje são vereadores ou já foram vereadores, não existem perspectivas de haver pré-candidatos a deputados (estaduais e federais). Todavia, há possibilidades entre os que foram prefeitos.
Os ex-prefeitos
de Jales nos últimos tempos foram: Humberto Parini (2009/2012 e 2005/2008), Eunice Mistilides Silva (2013/2015), Pedro Manoel Callado Moraes (2015/ 2016), Flávio Prandi Franco (2017/2020) e Luís Henrique dos Santos Moreira (2021/2024).
Os três primeiros
(Parini, Eunice e Pedro Callado) devem estar desfrutando da paz longe da política, livres de interesses e problemas alheios. Mas é possível que Flávio Prandi queira retornar à política e Luís Henrique busque ser eleito deputado.
Flávio Prandi
pode se lançar pré-candidato ao pleito de 2028 para anunciar que está de volta à política, contando com dois fatos: foi prefeito de Jales e tem relacionamentos políticos na Assembleia Legislativa de SP.
Esta semana,
um vento furtivo soprou que Flávio Prandi será pré-candidato a prefeito Para quem foi o segundo vereador mais votado em 2000 e se elegeu prefeito 16 anos depois, Flávio Prandi não pode ser chamado de pé frio.
Luís Henrique
foi eleito vereador em Buritama (SP) em 2000 e deputado estadual suplente em 2018. Foi eleito prefeito de Jales em 2020 (gestão passada) e 2024 (gestão atual). Tem bons motivos para se esforçar na carreira política.
Falando
em Luis Henrique e em eleição municipal, dos bastidores estão chegando notícias que ele está com dois nomes no bolso do colete para 2028.
Aliás
os dois nomes estão ligados diretamente a ele. Um seria o da vice-prefeita Marynilda Cavenaghi e, o outro, seria o seu chefe de gabinete José Angelo Caparroz Vieira.
A
eleição municipal está um tanto longe para se aventar nomes tão cedo como pré-candidatos.
Mas,
aventando ou desventando, um terceiro nome está berlinda para uma possível substituição. No caso poderia entrar na pré-candidatura, o vereador Riva Rodrigues (PP)
Dias
destes, numa roda de conversa, onde só se falou de política. O assunto foi sobre a vinda de deputados a Jales em busca de votos.
Alguém
deixou escapar que um bloco apoiado por um político se prepara para fazer campanha contra determinado deputado estadual a nível local.
A população
de Jales deve correr para longe das sugestões propaladas pelos políticos e seus partidos. Não deve aceitar a condução pelo cabresto colocado pelos mandachuvas políticos. Sem lutas nem protestos, pode beneficiar a política e a população locais.
Um município
com 50 mil habitantes não tem eleitores suficientes para decidir resultados eleitorais do país, que tem 213 milhões de habitantes. Nem para influenciar os resultados eleitorais do Estado de SP, que tem 46 milhões de habitantes.
Não precisa
aplicar a matemática nos resultados eleitorais para ter certeza de que os eleitores de Jales um dia vão fazer a diferença nas eleições federais e estaduais. Porém, uma boa coisa é certa: os eleitores de Jales podem transformar a política local.
Não se deixar
afetar pelas disputas eleitorais maléficas é o primeiro passo. Hoje, muitas pessoas já fazem isso. O segundo passo é prestigiar os cidadãos locais que desejam ser bons vereadores, prefeitos e vice-prefeitos.
Não devemos
seguir líderes e movimentos que se repetem e acabam em escândalos. Temos que agir hoje em benefício do nosso futuro. O mundo está se alterando dia a dia. Temos que acompanhar as mudanças para não ficarmos parado num só lugar.
Hoje já é
uma realidade em canais de televisão que assistimos. Os noticiários e entrevistas realizados em línguas estrangeiras, mas são dublados instantaneamente com uso da Inteligência Artificial, mantendo a voz e a sincronia originais.
O progresso,
ao contrário do que muitos pensam, melhoram a qualidade de vida das pessoas, criam mais atividades de boa qualidade, geram empregos mais rendosos. Vale mesmo a pena direcionar nossas energias para a melhoria da política e dos políticos locais.
Parece
mesmo que o ex-deputado federal Vadão Gomes vai mesmo ser pré-candidato ao Senado da República.
No
mês de novembro de 2025, a frota de veículos no município de Jales, registrada no Senatran, era de 53.171. O número de Automóvel era de 23.464 e Motos de 11.585 registros.
Comentários
Postar um comentário