FolhaGeral: A UPA de Jales – Unidade de Pronto Atendimento Dr. Satoru Yamada, continua sendo assunto na mídia regional.
Não é fácil
viver na sociedade moderna e consumista. O custo de vida elevado tem obrigado os casais até reduzirem o número de filhos. No Brasil, segundo o IBGE, a média de filhos por mulher é de 1,55 filho/mulher. Um índice historicamente baixo.
Nos preços
dos produtos e serviços à venda aos consumidores estão incluídos os custos de produção e de distribuição (salários, aluguéis, energia, armazenamento, transporte), além de impostos, segurança, divulgação e margens de lucro.
Modernização
da economia inclui melhorar e baratear as fases das cadeias produtivas, desde a produção até a venda aos consumidores. Além disso, os consumidores devem ficar atentos aos seus gastos para evitar pendências.
É por isso
que em Jales os contribuintes estão abrindo e lendo atentamente os carnês de IPTU. Ao saber o total do valor a pagar, lamentam. Os analistas lá do botequim da vila comentam que será difícil ter apoio da Câmara Municipal.
Composta por
10 vereadores, a Câmara Municipal de Jales teve 9 deles eleitos em 2024 na esteira da popularidade do prefeito Luís Henrique (PL). Naquela eleição, apenas o vereador Luís Especiato (PT) foi eleito fora desse abrigo.
O vereador petista,
Luís Especiato, ocupa a cadeira no Legislativo, em função da cassação do registro pelo TSE da candidatura do vereador Ricardo Gouveia (PP), que concorria à reeleição e confirmaria a cadeira. Sem isso, o prefeito teria dado uma goleada de 10 a 0.
Dos 10 atuais
vereadores em exercício na Câmara Municipal, o partido de Luís Especiato (PT) não fez parte da coligação “Jales Sempre para Frente” (PL, PODE, PP, PRD, REPUBLICANOS), que elegeu o prefeito. Os outros 9 vereadores vieram dessa coligação.
Nos dias atuais,
os vereadores Francieli de Matos (PL) e Leandro Bigotto (PL), na visão dos observadores locais, fazem uma oposição descrente aos olhos do povo. Ambos votam contra propostas de iniciativa da Prefeitura.
A UPA de Jales –
Unidade de Pronto Atendimento Dr. Satoru Yamada, continua sendo assunto na mídia regional. Paulo Henrique Mioto (PSD), popular Paulinho do Açougue, prefeito de Vitória Brasil, é presidente do Consirj (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales).
Pois o prefeito
Paulo Henrique (Vitória Brasil) e o prefeito Luís Henrique (Jales) travam uma luta tipo Davi contra Golias, em nível regional. Vitória Brasil tem população estimada de 1.828 pessoas. Jales tem população estimada de Jales 50 mil pessoas.
É possível
que o Davi está levando vantagem contra o Golias. Que, em cada debate, o menor ganha mais popularidade que o maior. O Golias não aceitou a vitória do Davi na eleição do Consirj. Partiu para a obstrução. É o que deixam vazar.
A população
de Jales é beneficiada em grande maioria nos atendimentos da UPA de Jales. Por sua vez, a população de Vitória Brasil tem na UPA de Jales uma unidade de saúde essencial. A UPA deve ser preservada e mantida com atenção especial.
Em 2004,
no primeiro mandato do presidente Lula, foi lançado oficialmente o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), do Sistema Único de Saúde. O SAMU foi uma revolução no país. O telefone número 192 ficou bem conhecido.
Em 2009,
no segundo mandato do Presidente Lula, foi oficialmente inaugurada a primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento), do Sistema Único de Saúde. Foi outra revolução na saúde pública do país.
As divisões,
unidades e serviços do Sistema Único de Saúde brasileiro passam por estudos, planejamentos, experiências e avaliações antes de serem oficialmente lançadas e inauguradas. Contam com profissionais e equipamentos para amplos atendimentos.
Municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales
Consirg
Município Pessoas* Estimada**
Dirce Reis 1.620 1.639
Santa Salete 1.645 1.692
Santana da Ponte Pensa 1.670 1.699
Vitória Brasil 1.794 1.828
Aspásia 1.842 1.875
Marinópolis 1.860 1.862
Mesópolis 1.952 1.990
Dolcinópolis 2.207 2.254
São Francisco 2.602 2.623
Paranapuã 4.031 4.118
Aparecida D´Oeste 4.086* 4.112
Pontalinda 4.127 4.198
Santa Albertina 6.393 6.566
Urânia 8.833* 8.973
Palmeira D´Oeste 8.903* 8.971
Jales 48.776* 50.078
*Censo demográfico IBGE 2022 – ** Ano de 2025 – Todos os municípios contam com UBS – Unidades Básicas de Saúde – com atendimento de primeiro socorro
* localidades com Santas Casas
Santa Fé do Sul, Rubineia, Nova Canaã Paulista e Santa Rita d`Oeste não fazem parte do Consirj. As emergências devem estar sendo direcionadas à Santa Casa de Santa Fé do Sul. Mesmo procedimento em outras cidades que possuem o Hospital.
O SUS brasileiro
foi criado pela Constituição Federal de 1988, durante o primeiro governo de um presidente civil (José Sarney) após 21 anos de Ditadura Militar. Não foi obra de um só governo. É um sistema grande, complexo e respeitado mundo afora.
Buscando saúde,
brasileiros e estrangeiros recorrem aos serviços do SUS e recebem atendimentos gratuitos. De fato, a demanda é grande. Porém, é comum que se sintam bem acolhidos e tratados, sem serem cobrados, sem terem que enfrentar altos custos.
Por tudo isso,
a população regional torce para que a UPA de Jales seja bem zelada pelos mantenedores, gestores e servidores, colocando-a no centro das atenções para fins de cuidar da saúde e da qualidade de vida de todos.
Esteve em Jales,
no último dia 8, o deputado rio-pretense Itamar Borges (MDB), preparando-se para dar começo à campanha eleitoral deste ano. Ele se reuniu com colegas partidários. A sua campanha deve ficar nas mãos da ex-vereadora Carol Amador.
Assim como
Itamar Borges compareceu em Jales, devemos esperar que Analice Fernandes, Carlão Pignatari (PSDB), Fausto Pinato (Progressistas) e outros. Começa a época das revoadas de pré-candidatos.
Em S. J. Rio Preto,
de acordo com emedebistas jalesenses, está sendo aguardada uma manifestação do ex-prefeito Edinho Araújo (MDB) para colocar seu nome como pré-candidato a deputado federal.
Nos comentários
políticos locais, houve ebulição sobre o lançamento do nome da vereadora Francieli Matos (PL) com pré-candidata a deputada estadual. Agora deu uma esfriada. O primeiro degrau a vencer será dentro do partido (PL).
Janeiro Branco
chama a atenção para saúde mental e emocional. Cresce no mundo pessoas afetadas por transtornos, como ansiedade, depressão e pânico. Os especialistas afirmam que as condições vida nas comunidades podem prejudicar ou ajudar.
Hoje, os urbanistas
apontam que os líderes políticos, empresariais e sociais das cidades precisam se preparar para investir em melhoramentos urbanos que evitem calamidades climáticas e sociais. O que é que, neste ano, os pré-candidatos vão tratar e prometer?
Comentários
Postar um comentário