Projeto de enfrentamento à violência contra a mulher conduzido pelo Senac Votuporanga conquista 2º lugar no Prêmio Rompa
Ação educativa promove reflexão para mudança de comportamentos masculinos e fortalece a parceria entre justiça, educação e cidadania
![]() |
| Nilson Santiago (Secretário de Direitos Humanos), Fabrício Kaiser (CAEF), Eliane Godoi (Senac),Gislaine Vendramini (Juíza) e Luis Filipe Isac (Senac) Divulgação |
O projeto Masculinidades em Transformação, desenvolvido em parceria entre Senac Votuporanga, Central de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEF), Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Poder Público Municipal e Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), conquistou o 2º lugar no Prêmio Rompa, promovido pelo TJSP em parceria com a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis).
A premiação, entregue à juíza da 1ª Vara Criminal, Execuções e Júri da Comarca de Votuporanga, Gislaine de Brito Faleiros Vendramini, reconhece iniciativas inovadoras de prevenção, acolhimento e enfrentamento à violência de gênero, com potencial de inspirar e serem replicadas em todo o Estado de São Paulo.
A iniciativa inédita no município utiliza a educação e a reflexão sobre comportamentos masculinos como estratégia para prevenção e rompimento do ciclo da violência contra a mulher. Entre setembro e novembro, o projeto promoveu oito encontros formativos no Senac, conduzidos de forma pedagógica pela instituição, com a participação de homens atendidos pela CAEF. Os encontros foram estruturados para promover reflexão, conscientização e responsabilização sobre atos de violência, oferecendo ferramentas para o desenvolvimento pessoal e construção de novas formas de convivência.
Durante as atividades, foram abordados temas como masculinidades, violência de gênero, corresponsabilidade nas tarefas domésticas, relações igualitárias e responsabilização masculina. A metodologia teve caráter educativo e restaurativo, estimulando diálogo, escuta qualificada e reflexão sobre comportamentos. A atuação do Senac foi para organizar e conduzir os encontros de forma educativa e transformadora, enquanto todos os parceiros — Dra. Gislaine, CAEF, SAP, Secretaria de Direitos Humanos e Poder Público Municipal — foram essenciais para a implementação, acompanhamento e sucesso da iniciativa.
Para Eliane Godoi, Gerente do Senac Votuporanga, a premiação reforça o papel da educação como agente de transformação social:
“Participar do projeto Masculinidades em Transformação reafirma o compromisso do Senac com ações educativas que ultrapassam a formação técnica e contribuem diretamente para uma sociedade mais justa e igualitária. Trabalhar em conjunto com pessoas e instituições tão sólidas e respeitadas mostra como parcerias estratégicas podem gerar mudanças reais na vida das pessoas e na construção de uma convivência baseada no respeito”.

Comentários
Postar um comentário