Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte mostra que 14 das 20 rodovias mais bem avaliadas do país estão em São Paulo
Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte mostra que 14 das 20 rodovias mais bem avaliadas do país estão em São Paulo
O Estado de São Paulo concentra 14 das 20 rodovias classificadas como ótimas ou boas no Brasil, segundo a edição mais recente da Pesquisa de Rodovias da Confederação Nacional do Transporte (CNT), sendo 11 delas administradas por concessionárias. O levantamento coloca São Paulo na liderança nacional em qualidade da malha viária, à frente de outros estados com extensas redes rodoviárias.
Entre os destaques do ranking estão trechos de rodovias estratégicas como a SP-270 (Raposo Tavares), a SP-348 (Bandeirantes), a SP-070 (Carvalho Pinto), a SP-021 (Rodoanel) e a SP-300 (Marechal Rondon). Essas vias aparecem entre as melhores do país e estão diretamente conectadas a projetos estruturantes conduzidos pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).
A metodologia da CNT considera três critérios principais: pavimento, sinalização e geometria da via, avaliando itens como condições do asfalto, qualidade da sinalização, existência de acostamentos, curvas, pontes e dispositivos de segurança. Segundo a entidade, a precariedade da infraestrutura rodoviária tem impacto direto sobre a economia: rodovias em más condições elevam em média 31,2% os custos operacionais do transporte, percentual que pode chegar a 35,8% nas estradas sob gestão pública direta.
No caso paulista, parte dos trechos melhor avaliados está associada a contratos de concessão rodoviária, modelo que concentra investimentos em manutenção, ampliação de capacidade e segurança viária. A SP-270, por exemplo, aparece no ranking em mais de um trecho e atravessa regiões que vêm recebendo obras de duplicação, faixas adicionais e dispositivos de segurança.
O desempenho paulista no ranking da CNT é reflexo de uma política pública contínua e consistente, baseada em concessões modernas, contratos bem regulados, metas claras de qualidade e acompanhamento permanente do poder público. Ao priorizar investimentos robustos na malha rodoviária, o Governo de São Paulo fortalece a infraestrutura como motor do desenvolvimento econômico e social, com impacto direto na segurança viária, na geração de empregos, no desenvolvimento regional e na competitividade da economia. O reconhecimento nacional se traduz, na prática, em estradas melhor avaliadas, viagens mais seguras e rápidas e mais qualidade de vida para milhões de pessoas que utilizam diariamente as rodovias paulistas.
Veja o Ranking:
1 – São Paulo: SP-270 / BR-267 / BR-374 – Trecho de Presidente Epitácio a Ourinhos – Ótimo
2 – Rio de Janeiro: RJ-124 – Trecho de Rio Bonito a São Pedro da Aldeia – Ótimo
3 – São Paulo: SP-348 – Cordeirópolis – Ótimo
4 – São Paulo: SP-225 / BR-369 – Trecho de Itirapina a Santa Cruz do Rio Pardo – Ótimo
5 – São Paulo: SP-320 – Trecho (rodovia Euclides da Cunha) de Rubinéia a Mirassol – Ótimo (pública) foto ao lado
6 – Minas Gerais: BR-050 / BR-262 / BR-365 / BR-455 / BR-464 – Trecho de Araguari a Delta – Ótimo
7 – São Paulo: SP-070 – Trecho de Taubaté a Guarulhos – Ótimo
8 – São Paulo: SP-021 – Trecho de Arujá a São Paulo l – Ótimo
9 – São Paulo: SP-270 / BR-272 / BR-373 – Trecho de São Paulo a Itapetininga – Ótimo
10 – Goiás: BR-050 / BR-352 – Trecho de Cristalina a Cumari – Ótimo
11 – São Paulo: SP-463 – Trecho de Ouroeste a Clementina – Ótimo (pública)
12 – São Paulo: SP-326 / BR-364 – Trecho de Barretos a Matão – Ótimo
13 – Paraná: BR-163 – Trecho de Cascavel a Realeza – Ótimo
14 – Santa Catarina: BR-101 / BR-282 / BR-376 / BR-486 – Trecho de Garuva a Passo De Torres – Ótimo
15 – São Paulo: SP-334 – Trecho de Cristais Paulista a Ribeirão Preto – Ótimo
16 – São Paulo: SP-351 / BR-265 – Trecho de Batatais a Santo Antônio da Alegria – Bom (pública)
17 – São Paulo: SP-333 / BR-153 – Trecho de Sertãozinho a Florínia – Bom
18 – São Paulo: SP-310 / BR-267 / BR-364 / BR-456 – Trecho de Mirassol a Cordeirópolis – Bom
19 – Mato Grosso do Sul: BR-359 – Trecho de Costa Rica a Coxim – Bom
20 – São Paulo: SP-300 / BR-154 / BR-262 / BR-267 – Trecho de Castilho a Jundiaí – Bom
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