O Centro TEA Paulista está com inscrições abertas para novas turmas de oficinas terapêuticas que começam em dezembro. As atividades incluem arteterapia, oficinas esportivas, pedagógicas, ocupacionais e psicoterapia breve, todas oferecidas gratuitamente para pessoas com TEA, outras deficiências, além de familiares e cuidadores. As inscrições podem ser realizadas através do link.
Equipamento idealizado e gerido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) do Governo de São Paulo, o Centro TEA Paulista realiza suas atividades de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
As oficinas ocupacionais são conduzidas na Casa Viva, na Sala Multissensorial e no espaço de Interação Sensorial. Já as oficinas esportivas — que envolvem modalidades como basquete, futsal, takkyu volley, movimento e equilíbrio — acontecem no espaço esportivo/psicomotor e na quadra poliesportiva. As oficinas pedagógicas incluem atividades lúdicas e estruturadas, como pescaria, pareamento de cores e riscar livre e a oficina de arteterapia promove a expressão criativa como ferramenta de desenvolvimento emocional, cognitivo e social favorecendo ampliação das habilidades de comunicação e contribui para a construção de autonomia, tornando-se um importante recurso terapêutico para pessoas com TEA e outras deficiências.
,
| Centro Tea Paulista - Crédito: Divulgação |
|
"O Centro TEA Paulista é um exemplo concreto de como o Governo de São Paulo está construindo políticas públicas de inclusão que unem conhecimento técnico, acolhimento humanizado e parcerias com os municípios”, destaca Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Além disso, o serviço de psicoterapia breve é destinado a pessoas com TEA, familiares e cuidadores, com foco na escuta ativa e no manejo de situações pontuais, conflitos emocionais e comportamentos que impactam a rotina de forma imediata.
“As oficinas do Centro TEA Paulista são estruturadas a partir de metodologias terapêuticas e educacionais baseadas em evidências, com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, cognitivas, motoras e adaptativas. Cada atividade é planejada para favorecer a participação ativa, a autonomia e o engajamento dos participantes, além de oferecer suporte qualificado a familiares e cuidadores por meio de orientações práticas e intervenções de manejo. Nosso compromisso é garantir um ambiente inclusivo que promova aprendizagem significativa, acolhimento contínuo e fortalecimento das redes de apoio, de modo que cada pessoa com TEA ou outra deficiência tenha condições reais de avançar em seu potencial de desenvolvimento”, explica José Antônio Lobo, diretor do Centro TEA Paulista.
Os interessados devem entrar em contato com o Centro TEA Paulista para agendar a participação nas oficinas por meio do telefone (11) 3116-7406 ou registrar o interesse no site. O Centro TEA Paulista está localizado na Rua Galileo Emendabili, 99, Jardim Humaitá, São Paulo (SP).
Sobre o Centro TEA Paulista Inaugurado em junho de 2025, o Centro TEA Paulista e Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência é um espaço completo para acolhimento, atendimento e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, pessoas com deficiência e seus familiares. Mais informações em: www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/centro-tea-paulista
Sobre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) tem como missão implementar políticas públicas inclusivas e promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e de seus familiares em todo o Estado de São Paulo.
Em articulação com outras secretarias, prefeituras e entidades da sociedade civil, a SEDPcD coordena e executa programas, ações e projetos baseados na Lei Brasileira de Inclusão, garantindo acesso, autonomia e cidadania às pessoas com deficiência.
Sobre a AGIR A AGIR (Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde) é uma instituição de direito privado, com fins não econômicos, que promove soluções em gestão e gerenciamento para o setor de saúde. A entidade atua em diversas regiões do Brasil, ofertando assistência apropriada e humanizada, com excelência, segurança, qualidade, acolhimento e empatia.
AGIR é responsável pela gestão do CRER, HUGOL, HECAD, HDS, HEJ junto a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, HRD - Secretaria de Estado da Saúde do Mato Grosso do Sul, CHS - Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas, HMSA - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A instituição também mantém o eixo educacional Ensino Agir e a Rede Teia, voltada ao atendimento de crianças e adolescentes diagnosticadas com autismo, com 4 unidades da Rede Teia em Goiás, 2 unidades em São Paulo e 2 unidades em Amazonas.
|
Comentários
Postar um comentário