Celebração conta com distribuição de bottons para os visitantes durante todo o final de semana e apresentação gratuita do CORALUSP XI de Agosto, como parte do programa Música no Museu
O Museu do Ipiranga celebra, em dezembro, a marca de 2 milhões de visitantes desde a reabertura ao público em setembro de 2022. O número expressivo confirma o papel do Museu como um dos mais importantes equipamentos culturais do país, um espaço vivo, de convivência e reflexão sobre a História do Brasil a partir de perguntas e debates do presente.
Em comemoração, os visitantes serão recebidos durante todo o final de semana com bottons celebrativos desenvolvidos especialmente para a ocasião. A programação inclui ainda a 10ª edição do Música no Museu, com a apresentação gratuita do CORALUSP XI de Agosto, no domingo, às 17h.
A ação encerra a programação cultural do ano.
2 milhões de visitantes: um museu em movimento
Atingir a marca de 2 milhões de visitantes desde a reabertura, em setembro de 2022, consolida o Museu do Ipiranga como um dos principais equipamentos culturais do país e reafirma sua relevância pública. O número expressivo demonstra a adesão consistente de diferentes públicos a exposições, programas educativos e atividades culturais que marcam a atual fase da instituição.
“Não é o passado que define um museu de história, mas o presente”, afirma Paulo Garcez Marins, diretor do Museu Paulista. “A história é a operação intelectual sobre o passado, feita a partir das questões que nos movem hoje". A ideia, que norteia hoje a ação do Museu, foi retratada na minissérie “Museu do Ipiranga 130 anos: Histórias para pensar o presente”, dirigida por Marcelo Machado, e no podcast “Pensar o presente: histórias de um museu em transformação”, produzido pelo Estúdio Novelo – ambos produtos comemorativos dos 130 anos do Museu, completados em setembro deste ano.
Programação comemorativa
O coral cênico CORALUSP XI de Agosto apresenta o projeto Divas da MPB em Cena, sob regência de Eduardo Fernandes e direção cênica de Maria Silvia do Nascimento. O repertório reúne obras marcantes da música popular brasileira que atravessam memórias sociais, ancestralidade, identidades coletivas, crítica social e experiências urbanas, celebrando a diversidade e a força cultural brasileira.
Outros números do Museu do Ipiranga
A média de visitação vem se mantendo alta desde a reabertura, acompanhada por um crescimento expressivo da participação de grupos escolares da rede pública. Em 2025, cerca de 20 mil estudantes de diferentes regiões do país visitaram o Museu em ações agendadas, que incluem atendimento especializado e percursos educativos adaptados às diferentes faixas etárias. Somam-se a eles, cerca de 3500 pessoas em vulnerabilidade social atendidas com transporte, alimentação e visitação mediada.
O fortalecimento da dimensão educativa também se expressa no Ciclo Encontro com a Pesquisa, iniciado em janeiro de 2025. A série mensal de palestras, dedicada à apresentação de estudos desenvolvidos a partir dos acervos do Museu Paulista, tem apresentado resultados consistentes ao longo do ano, oferecendo formação para o público interessado.
Já as exposições temporárias desempenham papel central na renovação do repertório e na ampliação do diálogo com o público. Os destaques deste ano foram as exposições Debret em Questão - olhares contemporâneos, recém-inaugurada com curadoria de Gabriela Longman e Jacques Leenhardt, e Design e Cotidiano na Coleção Azevedo Moura, com curadoria de Adélia Borges, que bateu recorde de visitações, com mais de 80 mil pessoas durante o período em que esteve em cartaz.
SERVIÇO
Distribuição de bottons
Sábado, 13/12, e domingo, 14/12, durante o período de funcionamento do Museu
Música no Museu apresenta CORALUSP XI de Agosto – “Divas da MPB em Cena”
Data: Domingo, 14 de dezembro
Horário: 17h
Local: Acolhimento, em frente à bilheteria
Entrada gratuita (sem necessidade de reserva prévia)
Acessibilidade: Libras e audiodescrição, mediante disponibilidade
Classificação: livre
Museu do Ipiranga
Endereço: Rua dos Patriotas, 100
Funcionamento: Terça a domingo (incluindo feriados), das 10h às 17h (última entrada às 16h). A bilheteria abre às 9h nos dias pagos e 10h nos dias de gratuidade.
Ingressos para as exposições de longa-duração: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada).
Entrada gratuita para exposição temporária.
Gratuidades: Quartas-feiras e primeiro domingo do mês. Confira mais informações: museudoipiranga.org.br/visite/
Transporte público: De metrô, há três estações da linha 2 (verde) próximas ao Museu, Alto do Ipiranga (30 minutos de caminhada), Santos-Imigrantes (25 minutos a pé) e Sacomã (25 minutos a pé). A linha 710 da CPTM tem uma parada no Ipiranga (20 minutos de caminhada).
Principais linhas de ônibus: 4113-10 (Gentil de Moura – Pça da República), 4706-10 (Jd. Maria Estela – Metrô Vila Mariana), 478P-10 (Sacomã – Pompeia), 476G-10 (Ibirapuera – Jd.Elba), 5705-10 (Terminal Sacomã – metrô Vergueiro), 314J-10 (Pça Almeida Junior – Pq. Sta. Madalena), 218 (São Bernardo do Campo – São Paulo).
Pessoas com deficiência em transporte individual: na entrada da rua Xavier de Almeida, nº 1, há vagas rotativas (zona azul) em 90°.
Bicicletas: para quem usa bicicleta, há paraciclos disponíveis próximos aos portões da R. Xavier de Almeida e R. dos Patriotas.
Museu do Ipiranga – USP
O Museu do Ipiranga é uma das sedes do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, que também agrega o Museu Republicano de Itu. É um dos mais completos e modernos museus da América Latina, com 49 salas expositivas no edifício monumento, abrigando exposições de longa duração que apresentam um panorama da História e da cultura material brasileira. São elas: “Passados imaginados”, “Uma História do Brasil”, “Para entender o Museu”, “Casas e coisas”, “Mundos do trabalho”. O Museu também conta com uma sala expositiva no Piso Jardim, pronta para receber exposições temporárias que articulam os conteúdos presentes no edifício monumento a temas da atualidade.
A acessibilidade é tema estratégico do Museu, que busca ser inclusivo para todas as esferas da sociedade. Os recursos acessíveis figuram em todos os pavimentos do edifício, integrados às exposições.
A gestão do Museu do Ipiranga é feita pela direção do Museu Paulista, com suporte da Fundação de Apoio ao Museu Paulista (FAAMP).
O edifício, tombado pelos órgãos de patrimônio municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.
https://museudoipiranga.org.
https://www.instagram.com/
https://www.facebook.com/
https://www.linkedin.com/
Comentários
Postar um comentário