MPB e viola caipira animam Festival Sabor de São Paulo em Fernandópolis

 MPB e viola caipira animam Festival Sabor de São Paulo em Fernandópolis

No sábado (06/12), a Universidade Brasil – Campus Fernandópolis/SP recebe duas atrações musicais em evento que reúne produtores artesanais de alimentos e bebidas da região
 



A cantora e compositora maranhense Manu Rofre e o músico Tito Violeiro junto com a Orquestra de Violeiros de Fernandópolis animam o Festival Sabor de São Paulo, realizado no sábado, dia 6 de dezembro, a partir das 11h, na Universidade Brasil – Campus Fernandópolis/SP. O evento tem entrada gratuita e integra o Sabor de São Paulo, maior programa de valorização da gastronomia paulista, realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP. Nesta etapa, o festival contempla atrações da Rota Gastronômica Maravilhas do Rio Grande Entre Rios, composta pelas regiões turísticas de mesmo nome. Este é o 14º roteiro mapeado pelo programa que, pela primeira vez, vai à cidade.
 

Artista apaixonada por poesia, Manu Rofre canta profissionalmente desde 2017, alternando interpretações de clássicos que a influenciaram e canções de sua autoria. Natural do Maranhão, mudou-se para Fernandópolis e, em 2022, começou a desbravar a cena musical local. Atualmente, é estudante de música e, além dos shows, realiza oficinas em escolas públicas e instituições filantrópicas. Sua apresentação no Festival começa às 12h.
 

Por volta das 15h, é a vez de Tito Violeiro e a Orquestra de Violeiros de Fernandópolis, composta na ocasião por oito integrantes, receberem o público em seu pocket-show. Tito é músico, cantor, compositor e regente da orquestra há mais de 20 anos. Juntos, se apresentam em cidades por todo o Brasil, levando alegria e mostrando a cultura da viola caipira.
 

Sobre o programa Sabor de São Paulo

O Sabor de São Paulo é um programa do Governo do Estado de São Paulo realizado por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP, que apresenta, em 14 diferentes rotas gastronômicas distribuídas por regiões do interior e do litoral, os caminhos percorridos por diversos produtos artesanais, da terra ou dos rios e mares, à mesa do consumidor. O programa divulga o rico cenário gastronômico que existe fora da capital, mostrando o dedicado trabalho de produtores regionais e estabelecimentos comerciais, facilitando a compreensão da cadeia de produção do turismo paulista por meio da gastronomia. Entre julho de 2023 e novembro de 2025 foram percorridas 37 regiões turísticas que integram 14 rotas gastronômicas pelo Sabor de São Paulo. Ao todo, 12.085 pessoas participaram dos festivais regionais e 1920 estiveram presentes em capacitações de produtores e profissionais da gastronomia e do turismo de 328 municípios mapeados. O programa também tem apoio de instituições como Senac, Sebrae, Faesp, Senar, Aprecesp, Amitesp, prefeituras locais, Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Comentários