Embrapa discute relação entre solos saudáveis e qualidade de vida nas cidades no Dia Mundial do Solo

  

Embrapa Solos (RJ) reúne especialistas para comemorar o Dia Mundial do Solo, nesta sexta-feira (05/12), a partir das 9 horas. Com o tema "Solos saudáveis para cidades sustentáveis", escolhido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para a campanha de 2025, o evento promoverá o debate sobre como a saúde dos solos está diretamente ligada à qualidade de vida nos centros urbanos. O encontro acontece no auditório do centro de pesquisa e também terá transmisssão on-line - veja programação mais abaixo. 

Silvio Bhering, pesquisador da Embrapa Solos, mostrará como o Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos) irá revolucionar o conhecimento sobre os solos brasileiros nas próximas décadas, valorizando ainda mais esse recurso natural como um patrimônio estratégico. O PronaSolos é um programa de Estado, coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que está mobilizando centenas de especialistas para investigação, documentação, aquisição de novos dados, inventário e interpretação dos dados de solos do País. O objetivo é ter, até 2048, todo o território nacional mapeado em escalas que vão de 1:25.000 a 1:100.000, que permitem aplicações em âmbitos municipal e local.

Lúcia Anjos, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com larga experiência na atuação no Painel Técnico Intergovernamental de Solos (ITPS) da FAO, fará um panorama sobre a atual situação do recurso natural solo ao redor do mundo, com ênfase na América Latina e Caribe, mostrando os avanços na adoção de práticas sustentáveis de manejo do solo e os desafios enfrentados pela comunidade científica nos últimos dez anos.  

Já o pesquisador José Carlos Polidoro, que atua na Secretaria-Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária, refletirá sobre a relação entre os solos e o clima, apontando caminhos que a sociedade deve percorrer após as intensas discussões da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas realizada recentemente em Belém (PA).

“A celebração do Dia Mundial do Solo, com a temática proposta pela FAO, nos convida a superar a separação entre o urbano e o rural e a reconhecer que o solo é um patrimônio de toda a sociedade. Preservá-lo exige integrar conhecimento local, ciência e inovação, base para construirmos sistemas agroalimentares e cidades mais sustentáveis e resilientes”, analisa Gizelle Bedendo, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Solos.

Lançamento

O evento na Embrapa Solos marca também o lançamento oficial de vídeos sobre Serviços Ecossistêmicos do solo, nas versões em português e inglês, que evidenciam de maneira didática como o manejo adequado do solo contribui para gerar múltiplos benefícios à sociedade, essenciais à manutenção da vida na Terra. Os vídeos foram elaborados com recursos do projeto internacional Soil-ES, coordenado pela Embrapa Solos e vinculado à plataforma europeia EJP-Soil, que tem por propósito apresentar soluções de pesquisa e inovação voltadas à sustentabilidade do solo.

Assista ao vídeo

Acesse a versão em inglês

 

Homenagem

A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Rio de Janeiro (AEARJ) estará presente na celebração do Dia Mundial do Solo e fará uma homenagem à Embrapa Solos, que comemorou 50 anos de existência em maio de 2025.

 

Programação completa

Comemoração do Dia Mundial do Solo - Tema: "Solos saudáveis para cidades sustentáveis" 

>> Quando: sexta-feira (05/12/25), 9 horas

>> Onde: Auditório da Embrapa Solos – Rua Jardim Botânico, nº 1.024, Bairro Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ)

>> Link da transmissão on-line: https://meet.google.com/duy-dsjm-kaz 

 

9h | Recepção e abertura – Marisa Teixeira Mattioli, chefe-geral em exercício da Embrapa Solos

9h10 | PronaSolos: o solo como patrimônio estratégico do Brasil – Silvio Barge Bhering, pesquisador da Embrapa Solos

9h40 | Lançamento do vídeo Serviços Ecossistêmicos do Solo – Embrapa Solos

9h50 | Homenagem da AEARJ à Embrapa Solos – Eng. Agrônomo Leonardo da Costa Lopes, da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Rio de Janeiro

10h10 | Coffee break

10h40 | Status of the World's Soil Resources - LAC dez anos depois – Prof. Lúcia Anjos, da UFRRJ

11h10 | Os solos e o clima: o que podemos fazer após a COP30 – pesquisador José Carlos Polidoro, da Secretaria Executiva do Mapa

11h40 | Encerramento

 

Sobre o Dia Mundial do Solo

O Dia Mundial do Solo é realizado todos os anos, em 5 de dezembro, para chamar a atenção para a importância do solo saudável e defender o manejo sustentável dos recursos do solo.

Um dia internacional para celebrar este recurso natural foi recomendado pela União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) em 2002. Sob a liderança do Reino da Tailândia e dentro da estrutura da Parceria Global do Solo, a FAO apoiou o estabelecimento formal da data como uma plataforma global de conscientização. A Conferência da FAO endossou por unanimidade o Dia Mundial do Solo em junho de 2013 e solicitou sua adoção oficial na 68ª Assembleia Geral da ONU. No dia 5 de dezembro de 2014 ele foi celebrado pela primeira vez oficialmente.

A FAO, no âmbito da Aliança Global pelo Solo (GSP), recebeu o mandato oficial da Assembleia Geral da ONU em 2014 para facilitar a implementação da data.

O tema da campanha deste ano, “Solos saudáveis para cidades sustentáveis", destaca como a saúde dos solos está diretamente ligada à qualidade de vida nas cidades, influenciando a produção de alimentos, o equilíbrio ambiental e o bem-estar das pessoas. 

Fonte: FAO

 
 

Fernando Gregio (MTb 42.280/SP)
Embrapa Solos

Comentários