Muito mais que uma virtude, muito mais que uma arte, a paciência é uma ciência!
Os avanços tecnológicos, a facilidade das comunicações, a permanente conectividade, a obrigação de produzir, a necessidade de competir e outros fatores têm feito com que vivamos em um ritmo vertiginoso no qual reina a pressa e o urgente. Tudo isso resulta no pouco valor que muitos têm dado à paciência.
Queremos tudo para já, não existe a mínima tolerância nem sequer com o curto prazo, e quando algo não sai como esperávamos, surge a impaciência, chegando muitas vezes ao limite da falta de respeito com os demais.
Paciência significa ter autodomínio quando não se pode controlar a maneira de agir das pessoas ou quando as coisas não saem como se quer. Ser paciente é ser sereno e tolerante frente às dificuldades.
Ter paciência significa esperar, suportar incômodos sem alterar o próprio humor. Em muitas situações, é a capacidade ideal para se fazer trabalhos minuciosos e demorados. Também pode ser encarada como uma forma de vida na qual a serenidade e o autocontrole têm primazia.
A pessoa paciente tende a desenvolver a habilidade de ver com mais clareza a origem dos problemas e a melhor maneira de solucioná-los, mesmo que a solução só venha com o passar do tempo. O paciente sabe encarar a vida de maneira otimista, tranquila, buscando sempre a harmonia. A paciência é característica típica da personalidade madura.
A paciência deveria ser ensinada nas escolas, deveria ser matéria obrigatória no currículo escolar. As crianças desde a mais tenra idade deveriam aprender, primeiramente com seus pais, a terem paciência. A criança deveria ser “treinada” a ter paciência, deveria ser induzida a ser paciente, para que no futuro possa vir a ser um adulto tolerante e mais feliz, podendo assim suportar as atribulações que a vida nos proporciona e, assim sendo, conseguiria mais facilmente se desvencilhar das armadilhas de que somos vítimas a vida inteira.
Paciência não é virtude apenas dos sábios, mestres ou gurus, paciência se conquista, se aprende a ter paciência. Não é necessário magia ou milagre para se aprender a ter paciência, é necessário dedicação, estudo e muita disciplina. Poderia se dizer que é necessário ter paciência para aprender a ter paciência. Complicou! Como ser paciente para aprender a ter paciência? Não se desespere. Primeiramente aprenda a respirar corretamente, a maioria das pessoas respiram superficialmente, aprenda a encher completamente seus pulmões, aproveite da sorte de morarmos numa região onde ainda se pode respirar ar puro, sem poluição. Faça yoga, ou meditação, você vai adquirir auto-controle, vai aprender a respirar melhor e, vai se conhecer melhor. Faça alongamentos, que além de fazer bem para o físico, fará com que você se relaxe mais, que você conheça melhor seu corpo. Faça exercícios físicos, pois trabalhando os músculos você produz mais beta-endorfina, que ajuda melhor fazer as sinapses, seus neurônios irão te agradecer. Beba bastante água, toda vez que estiver muito irritado, nervoso, beba água e respire profundamente, se assim fizer, vai ajudar a se restabelecer. Aprenda a ouvir música clássica, ou músicas suaves, próprias para meditação e relaxamento. Leia mais, boa leitura, livros de auto-ajuda, de meditação, você se enriquecerá culturalmente e, treinará a sua ansiedade. Aprenda a tocar um instrumento musical, aprenda canto, ou aprenda a jogar xadrez, que é um excelente exercício mental. Pratique uma arte marcial, que é excelente exercício físico, maravilhoso para adquirir disciplina e auto-controle.
Se está nervoso, vá pescar! Aprenda a pescar, e a comer mais peixe, que é mais saudável que a carne vermelha. Pescar é um ótimo exercício para treinar a paciência, principalmente quando se está pescando onde não está pegando nada.
Se você não tem paciência, e se não conseguir seguir nenhuma destas dicas, ou se as mesmas não te ajudarem, busque ajuda, vá fazer terapia, pois a falta de paciência é prejudicial a sua saúde, contribui para o surgimento de úlcera nervosa, gastrite, prejudica seus relacionamentos, suas atividades profissionais, e antecipa a sua morte.
Tenha mais tempo para você mesmo, se conheça melhor, se dê novas chances, aprenda a se perdoar e, deixe de se punir. Seja também um sábio, e aprenda a ter mais paciência.
Se você leu este artigo até o final, você tem alguma paciência, já é um bom começo.

Comentários
Postar um comentário