Dia do Palhaço é comemorado em 12 bibliotecas e pontos e bosques de leitura nesta semana


Comemorado dia 10 de dezembro, a ação leva ao todo cinco apresentações de circo nos espaços de cultura do Sistema, totalmente gratuitas
 



 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, comemora o Dia do Palhaço com 12 apresentações de circo nas bibliotecas e nos pontos e bosques de leitura da cidade. No próprio dia 10, três atrações diferentes acontecem, pela manhã e pela tarde, tanto na zona norte quanto na zona sul e leste. A programação toda é gratuita e especial para as crianças.
 

O espetáculo “A Viagem do Jiló”, do Coletivo Les Trespaceiros, faz parte da programação especial do Dia do Palhaço nas bibliotecas, e acompanha a jornada do palhaço Jiló e seu inseparável Cão Caramelo em uma divertida investigação sobre uma fake news em Olinda. Em cena desde o dia 2 de dezembro, o coletivo realiza suas últimas apresentações nos dias 10 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Cassiano Ricardo; 12 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Viriato Corrêa; e 13 de dezembro, às 11h, na Biblioteca Anne Frank.
 

Outro grande destaque é “A Mulher Bala”, da Trupe do Fuxico, que mistura circo, humor e empoderamento ao resgatar a história da primeira mulher a se lançar de um canhão. O circo está ao mesmo tempo em atividade, circulando as bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas nos dias: 10 de dezembro, às 09h, na Biblioteca Padre José de Anchieta; 12 de dezembro, às 15h, na Biblioteca Castro Alves; e 16 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Hans Christian Andersen.
 

Dentro das bibliotecas de bairro, a programação fecha com “Navegantes”, do Coletivo Rué La Companhia – que apresenta uma tripulação de palhaços piratas em uma divertida viagem por ilhas imaginárias nos dias 10 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Marcos Rey, e 11 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Érico Veríssimo – e “Temos Vagas”, da Cia Navega Jangada de Teatro – com sua última apresentação agendada para o dia 11 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Roberto Santos, mostrando uma disputa de palhaçaria entre dois palhaços que disputam o único posto em um circo de rua.
 

Por fim da agenda especial de Dia do Palhaço, o espetáculo “A Trombeta Apocalíptica” chega aos Bosques de Leitura com a dupla Buiú & Teta, que precisam sobreviver a um cenário de apocalipse, praticamente, entre ter que aturar uma trombeta que berra absurdos ininterruptamente, um vírus avassalador, a inflação montada a cavalo e uma barriga que ronca sem parar. São três apresentações nos bosques Parque Lajeado no dia 13 de dezembro, às 14h; Parque do Carmo, no dia 14 de dezembro, às 14h; e Parque Raposo Tavares, no dia 20 de dezembro, às 14h.


 

Festival CidadeCirco chega com apresentações gratuitas de circo em outros cantos da cidade

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo realiza o Festival CidadeCirco nos dias 10 a 14 de dezembro, com programações especiais de circo de coletivos nacionais e internacionais em múltiplos espaços da cidade, como no Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural Olido (e o Centro de Memória do Circo, inserido dentro do espaço cultural), Parque do Carmo, Teatro Flávio Império, Circo Social Vila Penteado, Casas de Cultura Raul Seixas e Salvador Ligabue e Mundo do Circo.

Veja mais informações nas redes sociais e no site da Secretaria.


 

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui


 

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.


 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa


A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

Comentários