Macron defende melhoria do acordo Mercosul-União Europeia em reunião com empresários durante o LIDE Brasil França Fórum
![]() |
| Fotos Divulgação/LIDE |
Presidente da França debateu com empresários brasileiros a revisão do acordo Mercosul-União Europeia e temas de energia, tecnologia e cooperação bilateral, durante programação do LIDE Brasil França Fórum.
O andamento do acordo entre Mercosul e União Europeia orientou a reunião entre empresários brasileiros e o presidente da França, Emmanuel Macron, realizada durante a programação do LIDE Brasil França Fórum, em Paris, nesta quinta-feira (27). O encontro, organizado no âmbito da missão empresarial liderada pelo LIDE, reuniu representantes de diferentes setores para discutir comércio, regulação e oportunidades de cooperação.
Em sua participação, Emmanuel Macron afirmou que o acordo precisa refletir mudanças ocorridas ao longo das últimas duas décadas de negociação. Segundo ele, “o Acordo de Mercosul é um acordo antigo, de fato, porque nós negociamos durante os últimos 20 anos” e, por isso, “ele tinha que ser melhorado” para incorporar a evolução regulatória e a agenda climática. O presidente declarou que, para garantir equilíbrio entre os blocos, é necessário que haja convergência em regras e regulamentos implementados por ambos os lados.
Michel Temer, ex-presidente do Brasil, relatou que o encontro ocorreu em formato aberto, com disposição do presidente francês para dialogar sobre diferentes temas. Ele destacou que Macron abordou a necessidade de condução política cuidadosa diante das pressões internas no setor agrícola francês. “Não negou em nenhum momento, pelo contrário, revelou simpatia”, afirmou Temer ao comentar a posição do presidente francês sobre a continuidade das tratativas. Confira o vídeo.
Luiz Fernando Furlan, chairman do LIDE, afirmou que Macron reiterou apoio ao avanço do acordo e mencionou pontos condicionantes já apresentados pela França, como denominação de origem e mecanismos de salvaguarda para lidar com eventuais práticas de dumping. Furlan afirmou que tais elementos não representam novidade para o Mercosul e avaliou que há espaço para convergência após 22 anos de negociações. “A posição dele é muito positiva”, disse.Confira o vídeo.
Além do tratado, o presidente francês abordou segurança energética e destacou que países dependentes de fontes externas enfrentam riscos estruturais. Ele comparou o cenário europeu ao brasileiro, avaliando que matrizes com maior autonomia garantem mais estabilidade. Também respondeu a perguntas sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, apontando riscos futuros à estabilidade regional e possíveis impactos indiretos sobre mercados e investimentos.
Segundo Furlan, os empresários deixaram a reunião otimistas com o ambiente de diálogo estabelecido. Ele relatou que o presidente francês agradeceu o interesse das empresas presentes e reconheceu o papel de companhias brasileiras já instaladas no país. “A reunião foi bastante aberta e amistosa”, afirmou.
O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais (lide.com.br) conecta organizações e líderes globalmente, fomentando redes que promovem a livre iniciativa, a inovação e o crescimento econômico. Os comitês multilaterais do LIDE abrangem 34 setores econômicos estratégicos, e são coordenados por renomados empresários e autoridades, impulsionando discussões setoriais. O LIDE tem sede em São Paulo, escritórios regionais por todo o Brasil e unidades nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia, Oceania e África. Desde 2020, é presidido globalmente pelo empresário João Doria Neto.



Comentários
Postar um comentário