Livraria de bairro fortalece ações de leitura com clubes do livro em São Paulo


Um deles, em parceria com a DarkSide Books, é o primeiro da editora no estado a acontecer fora de uma grande rede

Clube do livro Páginas que conectam
Divulgação/Arquivo Pessoal

Clube do livro DarkSide
Divulgação/Livraria das Perdizes

A Livraria das Perdizes, em São Paulo, amplia sua atuação como espaço de convivência literária ao sediar dois clubes de leitura presenciais, atraindo públicos distintos para fortalecer a dinâmica cultural do bairro.  

Clube do Livro DarkSide, realizado uma vez ao mês, é o primeiro da editora no estado fora de uma grande rede de livrarias. Com curadoria conjunta entre a DarkSide Books e a Livraria das Perdizes, cada encontro apresenta um título diferente para debate.  

A dinâmica é conduzida por Gabriel França, freelancer da Cortez Editora que também integra a equipe da DarkSide, com apoio de Milka Cruz, colaborador da livraria e responsável pelos quizzes temáticos. Os participantes discutem a obra de forma leve e espontânea, explorando não só a narrativa, mas também os temas humanos, psicológicos e relacionais por trás da história. 

Além das discussões, os leitores contam com coffee break, brindes e 30% de desconto em qualquer livro da editora durante o mês do clube. A leitura do próximo encontro, marcado para dia o 4 de dezembro, às 19h, é Casamento Perfeito, de Jeneva Rose, considerado o thriller do ano, com mais de 2 milhões de cópias vendidas no mundo. A mediação ficará a cargo de Ivana Fontes e Milka Cruz. 

O clube tem foco principal nos selos Coleção Elas e Dark Love, mas pode incluir outros selos DarkSide conforme o interesse do grupo e a curadoria dos mediadores. 

Em um formato diverso e mais aberto, o Páginas que Conectam chega à livraria com a proposta de criar um ambiente de pausas, vínculos e conversas significativas. Sem leitura obrigatória, cada participante leva o livro que estiver lendo e vivencia uma sequência de experiências: leitura silenciosa, conversas em duplas, rodas em pequenos grupos e um encontro final coletivo.  

O movimento, que já realizou mais de 20 edições em diferentes espaços culturais da Grande São Paulo, valoriza presença, escuta ativa e bem-estar, e se soma ao esforço da livraria de promover conexões reais através da literatura.  

Os encontros do clube são organizados por Paula Restituti e têm como objetivo atrair pessoas que desejam voltar a ler, querem conhecer outros leitores e buscam tempo longe das telas. São gratuitos e duram cerca de 2 horas. O próximo está marcado para 29 de novembro, às 10h30. 

Ambas as iniciativas reforçam o compromisso da livraria com a formação de leitores e a criação de espaços de diálogo sobre literatura. 

Serviço 

Clube do livro DarkSide 
Livro: Casamento Perfeito 
Próximo encontro: 4 de dezembro 
Horário: às 19h 
 

Clube do livro Páginas que Conectam 
Livro: à escolha  
Próximo encontro: 29 de novembro 
Horário: às 10h30 
 

Local: Livraria das Perdizes  
Endereço: Rua Bartira, 317 – Perdizes, São Paulo – SP  
Entrada: franca – estacionamento no local  

Comentários