DER-SP levou ao Summit Agenda SP+Verde conjunto de iniciativas e programas para tornar as rodovias paulistas mais sustentáveis
Ampliação da educação ambiental, asfalto com borracha reciclada, mais passagens de fauna para evitar atropelamento de animais, pontos de recarga elétrica e maior controle sobre os focos de incêndio foram algumas das ações apresentadas no Parque Villa-Lobos
O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), apresentou no Summit Agenda SP+Verde, parceria do governo estadual e Universidade de São Paulo (USP), um conjunto de iniciativas e programas voltados à sustentabilidade na gestão da malha viária estadual não concedida.
Entre os dias 04 e 05 de novembro, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, foram proporcionados painéis, atividades lúdicas e muita informação sobre as ações do DER-SP voltadas à educação ambiental nas áreas vizinhas às rodovias. Com uma programação especial em pontos críticos, do ponto de vista da biodiversidade, como nas obras do acesso ao Quilombo Bombas, na Unidade de Conservação do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), ou no entorno da rodovia Arlindo Bettio (SP-613), que cruza o Parque Estadual Morro do Diabo, na região de Presidente Prudente.
Em outra frente de ação, o DER-SP firmou parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) para ampliar o uso do concreto rígido na pavimentação de rodovias, o que representa redução de 40% nas emissões de gás carbônico. O projeto inicial prevê a aplicação desse tipo de pavimento na pavimentação de 23 quilômetros da rodovia Emerenciano Prestes de Barros (SP-097), na região de Sorocaba.
De olho nos resultados de médio e longo prazo, o DER-SP criou, em parceria com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) e a USP, um Centro de Ciência Aplicada dedicado a pesquisar soluções que tornem as rodovias mais sustentáveis. Devem participar 42 pesquisadores em um trabalho previsto para os próximos cinco anos, com participação de representantes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e concessionárias.
“O DER-SP pretende ser um exemplo aos demais estados pela sua preocupação com o meio ambiente, a fauna e flora existente no entorno das nossas rodovias. Ao mesmo tempo que pesquisamos ações futuras, com apoio científico, já estamos incorporando técnicas e novos materiais para reduzir agora a nossa pegada ambiental”, afirma Sergio Codelo, presidente do DER-SP.
No curto prazo, o DER-SP tem ampliado o uso de materiais mais sustentáveis na pavimentação. Nas rodovias Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), Luiz de Queiroz (SP-304) e Assis Chateaubriand (SP-425, entre outras, foram usados 408 mil metros cúbicos de asfalto morno com adição de borracha, reduzindo as emissões de carbono. A técnica permite recuperar os resíduos de pneus usados, aplicando um revestimento será utilizado em todas as obras financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Além de buscar materiais mais sustentáveis, o DER-SP tem ampliado o investimento em passagens de fauna – hoje são 141 distribuídas pela malha viária sob gestão do departamento.
Para enfrentar os focos de incêndio no entorno das rodovias, o DER-SP também investiu na aquisição de 56 caminhonetes com reservatório de 500 litros de água, conta com equipes de brigadistas 24h/dia, ampliou as faixas de roçada e aceiros, além de implantar o sistema de alerta SARP Fogo, ferramenta que permite planejar a atuação em áreas com maior risco de incêndio.
O DER-SP também reforçou o monitoramento das suas rodovias, prevê instalar 20 pontos de recarga de veículos elétricos, está contratando um plano para reduzir o atropelamento de animais nas rodovias e um levantamento das emissões de carbono geradas em suas obras e serviços.
Por meio de parceria com a Fundação Florestal, o DER-SP poderá adquirir áreas em Unidades de Conservação para fins de compensação ambiental, ampliando a proteção aos ecossistemas impactados pelas obras de construção, ampliação ou duplicação de rodovias.
Summit Agenda SP+Verde
O Summit Agenda SP+Verde é um evento internacional pré-COP promovido pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP. O encontro reúne especialistas, lideranças e representantes da sociedade para debater desenvolvimento sustentável e economia verde.
A estrutura montada no Parque Villa-Lobos conta com cinco palcos, rodada de negócios, área de inovação, Casa da Circularidade, espaço gastronômico e atrações culturais.
Os debates estão organizados em quatro eixos temáticos: Finanças Verdes, Resiliência e o Futuro das Cidades, Justiça Climática e Sociobiodiversidade e Transição Energética e Descarbonização. Uma trilha de economia circular também conecta todos os palcos e se estende à Casa da Economia Circular, com vivências e workshops sob curadoria do Movimento Circular.
Na área de inovação, universidades e institutos tecnológicos discutem o papel da pesquisa e da tecnologia na transformação climática de São Paulo. No palco principal, a economia verde é o centro das discussões, com presença de lideranças políticas e convidados nacionais e internacionais.
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