Em sua 8ª edição, a Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, acontece em diversas cidades do Brasil e do exterior. Em São Paulo, será no dia 30 de novembro de 2025, das 8h às 12h30, com saída da Praça do Ciclista (Av. Paulista, 2424) e chegada à FIESP (Av. Paulista, 1313). O evento é gratuito e aberto a toda a família, com previsão de 5 mil participantes entre integrantes do Grupo e da sociedade civil.
Em 2024, milhares de pessoas vestiram laranja, cor símbolo da causa, para reafirmar o compromisso coletivo no enfrentamento à violência. Agora, o convite se renova: é hora de dar mais um passo nessa luta.
Violência contra mulheres e meninas segue em alta
A violência de gênero segue alarmante no Brasil. Em 2024, foram registrados 87.545 casos de estupro e estupro de vulnerável, sendo que 66% ocorreram dentro de casa e 77% das vítimas tinham menos de 14 anos. O país também registrou 1.492 feminicídios, o maior número desde 2015, e mais de 1 milhão de acionamentos ao 190 por violência doméstica — o equivalente a duas chamadas por minuto. Além disso, 555 mil medidas protetivas de urgência foram concedidas e mais de 95 mil casos de stalking foram registrados.
Esses números revelam a urgência de mobilização e de políticas públicas eficazes para enfrentar todas as formas de violência contra mulheres e meninas.
Um chamado coletivo à ação
Para o Grupo Mulheres do Brasil, essa é uma causa de toda a sociedade.
“Não podemos assistir passivamente a casos de violência contra as mulheres. A Caminhada é um símbolo da nossa luta coletiva por um país onde nenhuma mulher sofra por sua condição de gênero.” — Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil.
Serviço:
8ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas
Data: 30 de novembro de 2025
Horário: 8h às 12h30
Local: São Paulo – Saída da Praça do Ciclista (Av. Paulista, 2424) até a FIESP (Av. Paulista, 1313)
Evento gratuito e aberto ao público
Comentários
Postar um comentário