CPMA de Jales realiza reunião anual com instituições parceiras

 

Representantes dos municípios parceiros e das instituições participantes
 da reunião com o coordenador da CPMA de Jales e Região

A Central de Penas e Medidas Alternativas – CPMA  de Jales e Região, realizou no dia 13 deste mês de novembro, a reunião  anual com as instituições parceiras, na Casa do Poeta e Escritor Romeu Cisterna, anexa ao Espaço Cultural Dr. José Carlos Guisso, com representantes das 31 instituições cadastradas, além de representantes dos municípios de Dirce Reis, Paranapuã, Santa Albertina, Mesópolis, Vitória Brasil e Pontalinda.

A reunião teve como objetivo, apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pela Central de Penas e pelas instituições que recebem prestadores de serviços. A CPMA mantém atuação direta com a 2ª Vara de Execução Civil do Fórum de Jales e com o Juizado Especial Criminal (Jecrim), reforçando a importância da articulação entre Justiça e comunidade.

A abertura do evento contou com a participação da  presidente Maria Aparecida Iglesias de Freitas(Cidinha Iglesias), da Associação Voluntária de Combate ao Câncer – AVCC de Jales, que emocionou os presentes ao recordar a história da instituição desde sua fundação até os dias atuais. Ela destacou a relevância da parceria com a Central, especialmente pela contribuição dos prestadores de serviços enviados para auxiliar nas demandas da entidade.

Também integraram o momento de explanações técnicas a chefe Luciana Tresso, do Cartório do Jecrim, e o chefe Jorge Pantoni, do 2º Cartório de Registro Civil do Fórum  da Comarca  de Jales, que apresentaram informações e orientações importantes sobre os processos vinculados às medidas alternativas.

O assistente social Nilmar Doninni, coordenador do Lar dos Velhinhos  de Jales,  discorreu  sobre a importância da colaboração entre a instituição e a Central de Penas, ressaltando o impacto positivo do trabalho dos prestadores. Ele contou ainda que um dos prestadores encaminhados se destacou tanto que acabou sendo contratado e hoje integra a equipe como funcionário.

Ao final da reunião, conduzida pelo coordenador André Wilson Neves, da CPMA-Jales, a assistente social Marlene Fuzetto e o estagiário Arthur, que apresentaram as últimas orientações e abriram espaço para dirimir dúvidas. Também foi destacada a presença da diretora  chefe Claudineia Souza,  do  Serviço Regional da Região Oeste.

O encontro reforçou o compromisso conjunto entre Judiciário, instituições sociais e municípios, fortalecendo práticas que contribuem para a ressocialização, a cidadania e o desenvolvimento comunitário.

Centrais de Alternativas Penais 

As Centrais de Alternativas Penais são responsáveis pelo acompanhamento e execução do Programa de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC), que encaminha apenados para diferentes instituições, onde cumprem a pena de acordo com a profissão, graduação, conhecimentos ou habilidade que já possuíam anteriormente.

Comentários