Carreta do Museu Catavento: ciência que vai até você” com experiências científicas, oficinas e exposições vai estar em Jales nos dias 19 e 20

Gerador de Van de Graaf, parte da exposição principal do Museu Catavento 

Foto/Divulgação/Museu Catavento

Uma carreta com atrações diversas o projeto “Museu Catavento: ciência que vai até você” vai estar em Jales, na Praça João Mariano de Freitas, no centro da cidade, nos dias 19 e 20 de novembro, das 8h30 às 17h30. Com 60 metros quadrados de espaço interno, a carreta carrega exposições e experiências científicas interativas do museu, como o Gerador de Van Graaff (que “arrepia” os cabelos de quem encosta nele por conta da tensão elétrica), além de oficinas educativas. 

A carreta tem nove experimentos nas áreas de física, química, biologia, geografia e história, todos da exposição de longa duração do museu. Além do famoso Gerador de Van Graaff, entre os destaques estão uma bicicleta ergométrica geradora de energia, uma maquete tridimensional do núcleo da Terra e monitores que imitam o canto de 30 aves brasileiras.

Todas conduzidas por monitores, há também um aparelho que simula o movimento de uma bailarina, com variações de velocidade, uma “pista de embriaguez” e um experimento que explica sobre a polaridade das moléculas a partir de água e óleo. O circuito interno da exposição sobre rodas dura cerca de 25 minutos e pode ser feito por até 20 pessoas ao mesmo tempo.


“Queremos descentralizar as ações que acontecem na capital. (A carreta) é uma forma de compartilharmos o conhecimento científico do Catavento por meio de um olhar cultural, mas para todo o estado. São visitas monitoradas por educadores que vão explicar sobre tudo e contribuir com informações sobre a ciência para as cidades” disse Paula Paiva, diretora técnica do Catavento.

Entre as atividades expositivas, que devem variar entre as cidades, os visitantes poderão trabalhar com temas do universo, a vida na Terra e as grandes descobertas da humanidade. 

As práticas incluem a criação de bonecas Abayomi — originárias da África, são feitas de forma simples, geralmente com tiras de tecido, e tradicionalmente carregam alegria e boas notícias —, e Tsurus — pássaros de papel feitos com origami, inspirados no grou-da-manchúria.

“A carreta estará em espaços de fácil acesso da população e, em alguns casos, perto de espaços culturais das cidades. A ideia é divulgar e valorizar outras ações”, explicou a diretora.

Parte do programa CultSP na Estrada, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, o museu estima que mais de dez mil pessoas sejam impactadas mensalmente pelo projeto. 

O secretário municipal Bruno Altimari, de Cultura e Turismo, falou sobre a importância a importância de o Museu Catavento estar Jales por ser uma oportunidade única “para nossas crianças, jovens e famílias vivenciarem a ciência de maneira prática e encantadora, sem precisar sair de Jales. Receber o Museu Catavento é motivo de orgulho, pois reforça nosso compromisso com a difusão do conhecimento e com a promoção de atividades culturais de qualidade para toda a população”.

O prefeito Luis Henrique também comemorou a vinda do projeto à cidade: “O Museu Catavento valoriza a educação, desperta o interesse pela ciência e proporciona momentos de aprendizado e diversão para pessoas de todas as idades. Estamos muito felizes em poder oferecer essa experiência gratuita e de alto nível à nossa população”.

Comentários