Bake Off Brasil desafia a gravidade e define o Top 5 da competição neste sábado (29)


Os participantes enfrentam etapas que colocam técnica, criatividade e equilíbrio à prova



"Top 5 é definido com provas desafiadoras no Bake Off Brasil"

 (Fotos: Lourival Ribeiro/SBT Divulgação)


Com a competição afunilando, o episódio deste sábado (29) de Bake Off Brasil: Mão na Massa faz com que os competidores vençam a gravidade na prova criativa. A apresentadora Nadja Haddad reforça, “Vocês já encararam diversos desafios aqui, enfrentaram altura, tempo e técnicas que vocês nunca tinham feito antes, mas o maior inimigo de vocês hoje vai ser a gravidade.”
A tenda apresenta a “Porta dos Açucarados”, uma dinâmica inspirada na icônica “Porta dos Desesperados”. Nela, o mestre confeiteiro escolhe mais duas pessoas para, junto com ele, receberem a vantagem de contar com participantes de temporadas anteriores para auxiliar no preparo.
Para formar o Top 5 da competição, os participantes devem se inspirar no bolo “Desafiando a Gravidade”, uma criação que mistura impacto visual com sabores que encantam. O preparo deve ter no mínimo 20 cm de diâmetro e 10 cm de altura, contar com pelo menos um elemento que desafia a gravidade e apresentar ao menos um sabor de recheio dividido em duas camadas.
A chefe confeiteira Beca Milano reforça a importância das técnicas, “Vocês precisam representar um bolo que dê essa ilusão, como se ele estivesse prestes a cair e que esteja desafiando de fato a gravidade. Para vocês conseguirem esse efeito não basta apenas fazerem uma massa bem estruturada, o planejamento inicial vai ser fundamental para vocês terem sucesso nessa prova.”
O chefe Giuseppe Gerundino auxilia os confeiteiros com mais dicas, “A ideia é entregar um bolo que seja realmente de ação e movimento, com a pasta americana vocês conseguem dar essa fluidez. Mas, também com a pintura vocês conseguem usar movimento, usando as sombras que ela pode fazer e conseguir entregar diferentes texturas, porque a textura também cria esse efeito.”
Na prova técnica, os participantes devem reproduzir um doce composto por três camadas de massa de champagne e duas camadas recheadas com ganache de champagne e geleia de uva. O preparo conta com uma “caixa de emergência”, que é estruturada com isomalte, as placas representam um vidro que protege uma espátula que deve ser usada para cortar o bolo posteriormente. O preparo é coberto por pasta americana, finalizado em glacê real e aplicações do aerógrafo para fazer os detalhes.

O Bake Off Brasil: Mão na Massa vai ao ar neste sábado, às 20h45, no SBT.

Comentários