Faça chuva ou faça sol, e mesmo com uma folguinha devido ao feriado prolongado, a regra é clara: fazer o bem não tem hora! Pelo Projeto Interdisciplinar do 2º semestre de Biomedicina e Farmácia, sob supervisão do Prof. Dr. Adônis Coelho, os alunos partiram na manhã de sábado, dia 22, para o Hemocentro RP – Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis, onde realizaram a doação de sangue.
![]() |
| A ação faz parte de um Projeto Interdisciplinar de Biomedicina e Farmácia do UNIJALES |
![]() |
| Alunos, docentes e voluntários da AVIDE posaram para a foto antes de partiram para o Hemocentro. |
A ação contou com o apoio da Associação dos Voluntários em Defesa dos Grupos Vulneráveis – AVIDE, que disponibilizou transporte gratuito para os doadores.
Mesmo com vagas limitadas, o ônibus saiu de Jales com 26 participantes: um número excelente, especialmente considerando o feriado prolongado que antecede as festas de fim de ano.
Para o professor Adônis, que também é responsável por trazer anualmente integrantes do Hemocentro ao UNIJALES por meio da campanha “Seja um Herói”, voltada ao cadastro de doadores de medula óssea no banco nacional, a iniciativa demonstra que, ainda na graduação, mobilizar-se é um ato humanitário que antecede a própria profissão, sobretudo quando o grupo participante pertence à área da saúde.
Projetos que fazem a diferença
Além de resultar em 26 bolsas de sangue, que, cada uma é capaz de ajudar até três pessoas, a ação reforça um movimento que vem crescendo. Somente nos últimos três anos no UNIJALES, iniciativas como a cooperação com o “Seja um Herói”, resultantes de projetos interdisciplinares, trouxeram aproximadamente 200 novos cadastros ao banco de doadores de medula óssea.


Comentários
Postar um comentário