Alto Taquari: MT tem o 13º município a atingir meta da campanha “Biometria 100%”

 


Cobertura chegou a 98,02% em Alto Taquari, restando 158 eleitores para alcançar 100% (Foto – Prefeitura de Alto Taquari)

Com 98,02% de cobertura biométrica, Alto Taquari é o 13º município mato-grossense a alcançar a meta da campanha “Biometria 100%”, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT).

Do total de 7.983 pessoas aptas a votar, o município localizado no sudoeste do Estado já contabiliza 7.825 eleitores com biometria, restando um eleitorado de apenas 158 pessoas, o equivalente a 1,98%. A meta da campanha em 2025 é alcançar no mínimo 98% de cadastramento biométrico no Estado.

Alto Taquari pertence à 8ª Zona Eleitoral que, por sua vez, já carimbou os seus quatro municípios no top 13: Alto Araguaia (99,01%) – a sede do cartório –, Ponte Branca (99,90%) e Araguainha (100%), sendo o primeiro município brasileiro a alcançar esse feito. Os municípios da 8ª ZE se juntam a Santa Rita do Trivelato (98,22%), Itanhangá (98,25%), Jangada (98,30%), Araguaiana (98,57%), Torixoréu (98,69%), Ribeirãozinho (99,01%), Planalto da Serra (99,25%), Indiavaí (99,49%) e Vale de São Domingos (99,55%).

Na 8ª Zona Eleitoral, a estratégia consistiu em massificar a divulgação dos mutirões eleitorais junto à mídia, perfis de instituições e órgãos públicos nas redes sociais, além de parcerias com entidades e personalidades.

Conforme o juiz eleitoral Daniel Sousa Campos, da 8ª ZE, uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde ajudou a ter acesso aos telefones atualizados de eleitores, canal que abriu caminho para uma comunicação direta em favor da biometria.

“O resultado é satisfatório e reflete um trabalho de persistência, ligando diariamente para os eleitores, correndo atrás, dando continuidade ao trabalho de anos anteriores, potencializando o que já vinha sendo feito e dedicação exclusiva para a biometria. Tínhamos uma lista de telefones desatualizada, mas uma parceria exitosa com a Secretaria Municipal de Saúde ajudou que servidores chegassem até o eleitor. Já aconteceu de irmos até o último eleitor de um município, usando o carro da Justiça Eleitoral. Tudo isso é resultado de um conjunto de estratégias, que inclui a dedicação e o comprometimento dos servidores”, pontua o magistrado.

Em Mato Grosso, o índice de cobertura biométrica é de 91,04%, o que representa um eleitorado de 2.319.220 dentro de um universo de 2.547.213 pessoas aptas a votar. Ainda faltam 8,96% dos eleitores, ou 227.993 pessoas, no Estado.

Atendimento

Para ser atendido, basta comparecer a um cartório ou posto de atendimento eleitoral e apresentar um documento oficial com foto, na versão física ou digital. Esse mesmo atendimento pode ser encontrado nos mutirões.

Neles, o eleitor sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título.

Em casos de transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço. Qualquer eleitor pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.

Biometria

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação.

Representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.

Comentários