Ale MChaddo e Tadeu Mello celebram nova temporada de “Osmar” no “The Noite”

 Criadora e ator de voz revelam bastidores e detalhes do processo criativo da animação brasileira nesta terça (25)


 

Esq. p/ direita: Tadeu Mello, Ale MChaddo e Danilo Gentili (Créditos: Lourival Ribeiro/SBT)

Ale MChaddo Tadeu Mello, nomes que dominam o universo da comédia, dublagem e animação, estão no “The Noite” desta terça-feira, 25 de novembro, para celebrar a chegada da nova temporada da série do pão de forma mais amado do Brasil. Danilo Gentili, que também cria voz original para um personagem na série, entrevista o protagonista, o Osmar. Ainda no programa, tem o quadro "Roda Solta"  com o humorista Igorfina.
No dia 17 de novembro estreou a 3ª temporada de “Osmar, a Primeira Fatia do Pão de Forma”, uma das primeiras animações brasileiras. A produção também ganhou versão para os cinemas, tornando-se um sucesso de bilheteria em 2021. Agora, a série será transmitida pela Nickelodeon.
A idealizadora e criadora de Osmar é Ale MChaddo. “Eu desenhei o Osmar na carteira do colegial, eu comecei a desenhar sempre. Ele foi uma história em quadrinhos na faculdade, até virar um curta-metragem e depois virar a série, isso dá uns 20 anos”, declara a diretora.
Ela relembra o início da trajetória da animação no país: “Desde o começo, em 2000 e pouquinho, a gente começou a usar software de animação, por isso foi possível o Brasil entrar no mercado, porque quando era feito quadro a quadro, era muito caro, precisava de equipes grandes. Hoje, a gente faz o boneco, feito à mão, faz um turn around, que são todas as vistas dele, e depois a gente faz o RIG, coloca os fiozinhos que permitam que os animadores mexam e colocando as poses, em 2D, e vão criando os kick frames”.
MChaddo ainda destaca a estrutura de produção: “Tudo feito aqui pelo estúdio 44 Tunes, a gente não terceiriza. O Osmar tem característica de ser um sitcom, a animação tem muitos diálogos e isso permite que a gente faça com uma certa rapidez. Começa com o roteiro, escrevo até hoje e faço a direção da sala de roteiro. Nessa temporada, a gente começou a chamar comediantes de stand-up para fazer punch-up, que é ler o roteiro e colocar piadas extras – isso demora um, porque são idas e vindas – depois a gente grava com os atores, corta todas essas falas. Têm um storyboard que faz o corte das cenas”.
Tadeu Mello, conhecido por seus trabalhos em “As Aventuras de Didi” e por dar voz à preguiça Sid em “A Era do Gelo”, interpreta o protagonista de “Osmar, a Primeira Fatia do Pão de Forma”. Por se tratar de uma produção nacional, ele não realiza dublagem tradicional: cria a voz original. Primeiro lê o texto, define a sonoridade das falas e só depois a equipe desenvolve a animação. A série já foi dublada em diversos idiomas e distribuída internacionalmente.
“Chama de voz original, é diferente de dublagem. É muito confortável, porque não precisa acompanhar o movimento da boca para dublar […]. Eu falando, minha voz normal, as pessoas falam: ‘nossa, eu fecho o olho e vejo o Sid todinho’. Eu fiquei preocupado, porque é o mesmo registro, mas o Osmar é mais alto, mais nervoso, mais estressado, mais preocupado; o Sid é mais relaxado, mais tranquilo”, conta Tadeu.
A produção conquistou um prêmio em Cannes na categoria de série para crianças de 11 a 14 anos, o que chamou a atenção da TV Cultura e da Gloob, da TV Globo, animando Ale para negociar exibição tanto na TV aberta quanto na fechada. Danilo Gentili criou a voz original de Panini Chantily na 3ª temporada da série: “Quero agradecer a Ale MChaddo por ter lembrado de mim. E vocês vão ver, assim como na vida real, Panini Chantily é muito elegante”, brinca o apresentador.

O "The Noite" é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 00h15.

Comentários