Acolhida e inspiração: alunos da Elza Pirro escreveram mensagens de incentivo às Delegações que ficaram alojadas no prédio da escola

E. M. Profª Elza Pirro Viana, mais uma vez demonstrou seu forte senso de comunidade e o valor da cultura de acolhida e pertencimento. Durante a recente Copa de Handebol, realizada em Jales, que mobilizou centenas de participantes de 21 cidades, a escola transformou-se em um lar temporário, servindo como alojamento para algumas delegações. Mas o que poderia ser apenas uma acomodação logística, ganhou um toque de ternura e inspiração graças aos seus jovens estudantes.

Considerando a função social da leitura e da escrita, os alunos da unidade escolar embarcaram em uma missão especial: usar suas habilidades de comunicação social para fazer com que as atletas se sentissem verdadeiramente bem-vindas e motivadas. Em vez de simples anotações, as salas de aula da escola, que serviram de alojamento para diferentes cidades, foram preenchidas com bilhetes e recados carinhosos, escritos à mão, que iam desde palavras de incentivo até regras e combinados exibidos de forma carinhosa e educativa para com o cuidado com a sala de aula e a escola. A iniciativa demonstrou que a cultura de pertencimento da escola caminha lado a lado com a responsabilidade e a cooperação.

As mensagens não se limitaram a desejar boa sorte, mas também serviram como um guia prático de convivência e conservação do ambiente escolar. Os alunos usaram a escrita para pedir que os visitantes zelassem pelo espaço que lhes foi cedido.

Essa atitude garantiu que os atletas se sentissem acolhidos, mas também cientes de seu papel em preservar o lar temporário, fortalecendo o respeito mútuo entre a comunidade escolar e os visitantes.

As atletas da equipe de Restinga, ficaram encantadas com a acolhida e aproveitaram para mandar um recado para as crianças, através do professor de Educação Física, com sede na unidade escolar, Gustavo Beloni, que prestigiou os jogos.

Comentários