Em meio a transformações tecnológicas e desafios, líderes de escolas refletem sobre estratégia, inovação e a formação humana dos alunos
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- Nesta quarta-feira, 12 de novembro, comemora-se o Dia do Diretor Escolar, uma homenagem a profissionais centrais na educação, que atuam e transitam entre a estratégia, o pedagógico e o humano. Em um mundo de constante transformação, a função exige mais do que nunca o equilíbrio entre a adoção de novas tecnologias e a preservação dos valores essenciais da formação acadêmica. Para refletir sobre o presente e o futuro da educação, líderes de instituições de ensino compartilham suas visões sobre o que significa exercer essa liderança importante e complexa.
Diretor de escola: missão e responsabilidade
Ser diretor de uma escola é, na essência, um ato de profunda responsabilidade e propósito, que a função vai muito além da administração, exigindo uma dedicação que permeia a vida pessoal e profissional.
Para Ana Claudia Favano, gestora da Escola Internacional de Alphaville, de Barueri/SP, a gestão é a "liderança responsável pelo aprendizado dos alunos" e um verdadeiro "propósito de vida". Ela destaca o papel do diretor em representar e cuidar da cultura da escola, um esforço que exige humildade e a busca incessante por conhecimento. "O educador, o diretor, tem que ter humildade, jamais pode parar de estudar... ter humildade de arriscar e errar, tentar de novo e comemorar os acertos", afirma.
Fátima Lopes, diretora geral da Escola Bilíngue Aubrick, de São Paulo/SP, reforça essa ideia, descrevendo o cargo como "viver todos os dias o encontro entre propósito e responsabilidade". O desafio central, segundo ela, é "equilibrar o olhar estratégico com a escuta sensível, visualizar os indicadores sem perder de vista as histórias".
Equilibrar gestão e sensibilidade, resultados e relações humanas, é o ponto chave para Alessandra Pellegrino, diretora do Brazilian International School -- BIS, de São Paulo/SP. Ela explica que a escola é feita de pessoas, e o papel do diretor “é garantir que as decisões preservem a essência humana da instituição”.
De forma semelhante, Luciane Moura, diretora do Progresso Bilíngue de Vinhedo/SP, destaca o desafio de "equilibrar o pedagógico e as relações" para manter toda a comunidade de alunos e colaboradores engajada e acolhida.
Como a IA impacta a direção de uma escola
A Inteligência Artificial (IA) e as novas tecnologias são presenças inegáveis no ambiente escolar. No entanto, os diretores mostram cautela em sua aplicação, defendendo que a inovação deve ser uma ferramenta a serviço da formação humana, e não um fim em si mesma.
Alessandra Pellegrino vê a tecnologia como uma aliada para personalizar o aprendizado, mas insiste: "A escola precisa continuar sendo um espaço de vínculos, onde o olhar humano, a escuta e a empatia nunca percam lugar para as máquinas".
Rodrigo Caneschi, diretor do Progresso Bilíngue de Indaiatuba (SP), reconhece o poder das ferramentas digitais para tornar os processos mais eficientes e as aulas mais dinâmicas. “Contudo, a liderança do diretor é crucial para manter o equilíbrio entre inovação e humanização".
O papel da direção, segundo Fátima Lopes, é garantir que a tecnologia sirva ao projeto pedagógico. "A IA traz eficiência, mas também exige discernimento ético e pedagógico... Cabe à direção garantir que o uso da tecnologia amplie as possibilidades de ensino e fortaleça a dimensão humana, e nunca a substitua", pontua.
Ana Claudia Favano alerta para os riscos de um uso desequilibrado, lembrando que a tecnologia deve contribuir para a "valorização do ser humano e não ao contrário", e alerta que a implantação da IA deve ser feita "com mais sabedoria e cautela do que foi a inclusão digital". “No passado recente, houve uma corrida para incluir tablets nas salas de aula, pois eles pareciam o futuro. Hoje, vemos uma geração inteira ansiosa e dependente das telas, com prejuízo na aprendizagem e concentração. Não podemos correr o mesmo perigo com a IA”, diz.
Qual será o futuro da educação?
A visão de futuro para a educação, segundo esses líderes, é clara: o foco está na integralidade, nos valores e na formação de cidadãos conscientes, capazes de navegar por um mundo complexo.
Alessandra Pellegrino sonha com um futuro em que a educação será "cada vez mais humana e conectado com o propósito de formar cidadãos conscientes e felizes". Ela destaca a importância das competências socioemocionais para preparar o aluno para a vida. "O conhecimento sem valores não transforma", resume.
Ana Claudia Favano é categórica ao prever que o futuro será das escolas que "entenderam e investiram nas competências humanas e seus relacionamentos". Para ela, a tecnologia ainda não supera essa dimensão. Fátima Lopes compartilha dessa visão, prevendo uma educação mais multilíngue, interdisciplinar e centrada no estudante, que promova a "compreensão profunda" em vez da simples memorização.
Rodrigo Caneschi vislumbra uma educação mais investigativa, baseada em projetos e voltada para a ética e a sustentabilidade global. “O futuro será híbrido, global e centrado no aluno, cabendo à escola guiar os estudantes a encontrar significado no que aprendem e propósito no que fazem".
Já Luciane Moura reforça o conceito de desenvolvimento integral, e sintetiza que a escola é, antes de tudo, um espaço de relações. “Nenhuma tecnologia substitui o vínculo humano que inspira, acolhe e transforma", finaliza.
Os especialistas
Ana Claudia Favano é gestora da Escola Internacional de Alphaville. É psicóloga; pedagoga; educadora parental pela Positive Discipline Association/PDA, dos Estados Unidos; e certificada em Strength Coach pela Gallup. Especialista em Psicologia da Moralidade, Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização, Educação Emocional Positiva e Convivência Ética. Dedicada à leitura e interessada por questões morais, éticas, políticas, e mobiliza grande parte de sua energia para contribuir com a formação de gerações comprometidas e responsáveis.
Alessandra Pellegrino Casquel Lopes é fundadora e Diretora Executiva do Brazilian International School, com quase 40 anos de experiência na Educação. Formada em Educação, com pós-graduação em Psicopedagogia e Bilinguismo, atua com foco em liderança educacional, gestão humanizada e desenvolvimento socioemocional dos alunos.
Fatima Lopes é pós-graduada em Gestão Escolar, especialista em Bilinguismo e apaixonada pela área da Educação. De sua primeira formação, em Enfermagem, ela mantém o dom de cuidar das pessoas: gosta de se relacionar com alunos, pais e colegas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e acolhedor. Diz ter como missão contribuir para a formação integral dos estudantes, formando cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro. É fundadora e diretora geral da Escola Bilíngue Aubrick, de São Paulo.
Luciane Moura possui graduação em Pedagogia, pós-graduação em Psicopedagogia e MBA em Gestão Escolar. Acumula mais de 20 anos de experiência na educação, atuando como professora, coordenadora e, há mais de 11 anos, como diretora do Colégio Progresso Bilíngue Vinhedo/SP.
Rodrigo Caneschi é licenciado em Biologia, com experiência em docência em sala de aula e em análise laboratorial, além de ter licenciatura em Pedagogia. Também é formado em Gestão de Negócios com ênfase em Logística, e possui um MBA em Gestão de Projetos e outro em Data Science and Analytics, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Atua no Colégio Progresso desde 2014, onde já foi Assistente de Direção, Orientador Educacional e Coordenador Pedagógico para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Em 2020, assumiu a função de Diretor Escolar e, em 2024, tornou-se Diretor Geral (Head of School) para o Programa de Diploma do IB (IB DP).
Sobre a ISP -- International Schools Partnership
A International Schools Partnership (ISP) é um grupo internacional presente em 25 países, com 109 escolas privadas e mais de 92.500 estudantes em todo o mundo. A ISP apoia e capacita as instituições de ensino, desenvolvendo novos padrões de excelência em educação, para transformar as escolas em referência em suas comunidades locais e no setor educacional global. O aluno da ISP está no centro da jornada de aprendizagem e é preparado para o futuro, tendo acesso a educadores apaixonados e experientes, e ferramentas para que adquira confiança, conhecimento e habilidades; e aprimore seu aprendizado acadêmico, pessoal, social e emocional em um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo. Para mais informações, acesse o site.
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