Taekwondistas jalesenses brilham na 17ª Copa América de Taekwondo 2025 realizada em Arujá (SP)

1 e 2 - Andressa Joanelli no  aquecimento antes da luta e em pose especal com a Medalha conquistada, 3 -Guilherme Chaves - 4 e 5 - fotos no centro:  Equipes de arbitragem das modalidades Kyorugui e Poomsae 6 - Laura de Oliveira mostra com orgulho a Medalha. 7 e 8 - Laura de Oliveira (protetor bordô)  aplica o golpe que lhe deu a medalha

 Entre os dias 9 a 13 de outubro, foi realizada na Instituição Religiosa Perfect Liberty, na cidade de Arujá, localizada na Região Metropolitana de São Paulo e Alto Tietê, a 17ª Copa América de Taekwondo 2025 e, paralelamente, foi realizado o Campeonato Mundial de Taekwondo. 

Os eventos reuniram taekwondistas do Brasil, Colômbia, Chile, Paraguai, Angola, Costa Rica, Bolívia, Espanha, Equador e Estados Unidos nas modalidades de luta e poomsae. 

  A competição teve início na quinta-feira (9), com a chegada das delegações, registro, check-in em alojamento, almoço e jantar. No dia 10 (sexta-feira), foi realizado o curso Educação Social, Desenvolvimento Comunitário, Inclusão e Diversidade, Avaliação e Monitoramento e, às 14 horas, teve início o Campeonato Mundial com todos os inscritos, na modalidade Kyorugui. 

A delegação jalesense formada pelo Grão-Mestre Antônio Marcos e cinco de seus taekwondistas deixaram a cidade rumo a Arujá, na noite de quarta-feira (8). 

No sábado (11) da 7 às 8 horas, houve lutas de Duplas– WTPF (Adulto) pelo Campeonato Mundial. As 9 horas, começaram as lutas pela 17ª Copa América na modalidade Kyorugui (Master Adulto e Preta Individual), e, em seguida o Festival Lúdico Min Cho até 14 anos. 

A participação da equipe jalesense neste dia 11, foi intensa. O Mestre Antônio Marcos, Laura de Oliveira e Guilherme Almeida atuaram também como árbitros da competição. 

O  taekwondista Guilherme Chaves foi o primeiro a competir, sagrando-se campeão na categoria juvenil iniciantes. Logo em seguida, o taekwondista de Jales brilha na Copa América e no Campeonato Mundial de Taekwondo em Arujá (SP) Logo em seguida, o atleta Guilherme Almeida, campeão paulista e vice brasileiro, deixou temporariamente as funções de arbitragem para competir na categoria absoluto intermediário (acima de 92 kg), conquistando o vice-campeonato.

No domingo (12), prosseguiu o Campeonato Mundial de Poomsae (Pretas) e o Festival Lúdico Min Cho até 14 anos, e a 9 horas teve início as lutas por medalhas da Copa América Poomsae (infantil e juvenil) e outras atividades. No dia 13 houve a premiação e entrega de certificados.

O destaque da delegação jalesense foi a taekwondista Laura de Oliveira, que, mesmo não sendo faixa preta, foi convocada para compor a Seleção Brasileira e disputar o Mundial de kyorugui. O torneio é composto majoritariamente por atletas faixas pretas experientes, havendo poucas vagas destinadas a faixas vermelhas ponta preta — caso de Laura — que se destacaram nacionalmente em 2025

Para alcançar a vaga, a jovem taekwondista de apenas 16 anos passou por um intenso processo de preparação física, precisando perder 10 kg em pouco mais de um mês. A jornada foi desgastante, mas Laura demonstrou garra e determinação.

Logo após a chegada à Arujá,a taekwondista foi submetida ao credenciamento e à pesagem, sem tempo para descanso. Às 14h, já estava no tatame para o início das disputas do Mundial. 

Na final, Laura venceu o primeiro round com uma impressionante pontuação de 17 a 4, encerrando a parcial por diferença de pontos. No segundo round, após uma disputa acirrada, sua adversária conseguiu virar o placar (7 a 5), levando a luta ao terceiro round. Quando vencia por 6 a 2, Laura sofreu uma queda, bateu a cabeça e teve uma queda de pressão, levando o Mestre Antônio Marcos a interromper a luta para preservar sua integridade física. Mesmo assim, saiu ovacionada pelo público, que a considerou a verdadeira vencedora. Na disputa pelo bronze, Laura venceu e conquistou a primeira medalha mundial juvenil de taekwondo da história do Noroeste Paulista.

Entre os dias 9 e 13 nas disputas dos dois importantes torneios, Jales mais uma vez deixou sua marca na história do esporte nacional e internacional. 

Laura de Oliveira, mesmo lesionada, garantiu o vice-campeonato juvenil avançado, e ainda retornou à arbitragem, que se estendeu até as 23h30. Enquanto isso, o taekwondista Juliano Braz participou de reuniões técnicas com a diretoria de poomsae da federação, apresentando um sistema digital desenvolvido por ele para agilizar as disputas da modalidade. O aplicativo será testado no Campeonato Paulista de 2026.






No domingo (12), último dia das competições, o Mestre Antônio Marcos atuou como árbitro no Mundial de Poomsae, enquanto a atleta Laura colaborou como mesária em uma das quadras da Copa das Américas. A taekwondista Andressa Joanelli, educadora infantil em Jales e Pontalinda, conquistou medalha de bronze em uma categoria com dez competidoras, sendo superada apenas por atletas espanholas e ficando a apenas 0,400 pontos da campeã. Apesar das dores na perna lesionada, Laura voltou às disputas de poomsae e, entre 37 competidoras de vários países, alcançou a 5ª colocação geral, ficando a menos de um ponto da campeã — resultado notável em sua provável última competição como faixa colorida.

Como as competições internacionais exigem alto investimento por parte dos taekwondistas, empresas e instituições de Jales vêm demonstrando cada vez mais apoio ao esporte local. 

O Grão-Mestre Antônio Marcos fez questão de agradecer o incentivo recebido: “sem o apoio desses parceiros e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, seria praticamente impossível levar nossos atletas a competições desse porte. Cada conquista é resultado de muito esforço, dedicação e também da confiança que essas empresas depositam no nosso trabalho. Representar Jales em um evento mundial é uma honra enorme, e poder trazer resultados expressivos mostra que estamos no caminho certo”, destacou o mestre. 

Comentários