Resposta a respeito da reencarnação na Bíblia

 


José Reis Chaves

Com esta coluna de hoje, respondo o e-mail do Sr. Denilson Reis, de São Tiago, MG, enviado ao O TEMPO, comentando minha coluna com muito respeito “A Reencarnação Está Escancarada na Bíblia”, de 18-8-2025.

Um dos assuntos de minha citada coluna é os novos tradutores da Bíblia (católicos, protestantes e evangélicos) que truncam os textos dela sobre a reencarnação. Isso não é surpreendente, pois, eles a negam por ela ser da doutrina espírita. E dizem que ela não está na Bíblia. Está sim com seu sinônimo palingenesia. A palavra reencarnação só foi criada por volta de 1855 por Kardec, daí não estar na Bíblia, cujos escritos terminaram, mais ou menos, no ano 90 com o Apocalipse.

 E sobre as truncagens, elas vêm ocorrendo, principalmente, de 1960 para cá, quando o espiritismo se tornou mais divulgado em todo o mundo. E 2 exemplos dessas truncagens dos textos bíblicos , como demonstra o ex-padre espírita Pastorino, Doutor em Bíblia na Universidade Gregoriana de Roma, catedrático de grego da Universidade Nacional de Brasília, DF, e autor da fantástica obra de teologia, em 8 volumes, “Sabedoria do Evangelho”, encontram-se em Mateus 19: 28, e Tito 3: 5, em que a palavra grega e portuguesa palingenesia (volta do espírito à vida terrena), que é, pois, um sinônimo de reencarnação, é traduzida, erradamente, por regeneração. A regeneração ocorre nas reencarnações, mas palingenesia não é regeneração, e sim, reencarnação!

Em Mateus 16:13, fica muito claro que os apóstolos acreditavam na reencarnação. Vou falar isso com as minhas próprias palavras. Jesus perguntou aos apóstolos como o povo judeu o identificava?  Eles responderam: Uns dizem que o Senhor é João Batista (que já tinha morrido); outros consideram que o Senhor é o Elias e outros afirmam que o Senhor é o Jeremias. Como se vê, o povo aceitava a reencarnação. E se ela fosse um erro, é claro que Jesus a condenaria, o que Ele não fez.

E o profeta Malaquias, em 4: 5, disse que o profeta Elias seria enviado, o que será uma nova reencarnação dele, pois, ele morreu no tempo do Rei Acab, mais ou menos 850 anos antes de Cristo. Ora, quem já morreu e volta à vida terrena, está reencarnando!

Falando sobre João Batista, em Mateus 11: 14 e 15, Jesus disse: E se o quereis reconhecer, ele mesmo é o Elias que estava para vir. E em Mateus 17: 10-13, lê-se: os discípulos, então, compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista. 

Crendo ter dado reposta satisfatória ao sr Denilson, parabenizo-o pelo seu conhecimento da Bíblia, e, mais uma vez, lhe agradeço pelo seu e-mail enviado ao O TEMPO.

José Reis Chaves é professor de português e literatura formado na PUC Minas, ex-seminarista Redentorista, jornalista, escritor, entre seus livros: "A Reencarnação na Bíblia e na Ciência" e "A Face Oculta das Religiões", Ed. EBM-Megalivros, SP, ambos lançados também em Inglês nos Estados Unidos e tradutor de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", de Kardec, Ed. Chico Xavier.  contato@editorachicoxavier.com.br Cássia e Cléia. Programa “Presença Espírita na Bíblia, na TV Mundo Maior” e coluna no jornal O Tempo de Belo Horizonte. Vídeos de palestras e entrevistas em TVs no Youtube e Facebook. Email:  jreischaves@gmail.com).

Comentários