eVTOLs: uso de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical já começa a ganhar forma no Brasil

 



Tecnologia promete transformar a forma como as pessoas se deslocam nas grandes cidades, afirma Paulo Takito(foto), sócio-diretor da Urban Systems



Dos desenhos animados para a realidade. O debate sobre o futuro da mobilidade urbana ganhou força com as eVTOLs, aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, tecnologia que já está em fases de testes em diversos países, inclusive no Brasil. Matéria publicada pela Agência Senado afirma que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou proposta que estabelece normas para esse tipo mobilidade no transporte urbano. A matéria seguiu para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

De acordo com o projeto, ficará a cargo da autoridade de aviação civil, que hoje é a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), habilitar esses veículos e as operações aptas a se enquadrarem nesse conceito, além de regulamentar os serviços com liberdade de preços e itinerários, no âmbito de um modelo por autorização e não concessão. Na análise de Paulo Takito, sócio-diretor da Urban Systems, a tecnologia promete transformar a forma como as pessoas se deslocam nas grandes cidades.

“Hoje, já existem seis grandes grupos no mundo produzindo esse tipo de aeronave, incluindo a Embraer em parceria com a Gol, aqui no Brasil. A Embraer já realiza voos de teste e a expectativa é que, em 2026, várias aeronaves estejam homologadas para voar em diversas partes do mundo, com o Brasil na liderança dessa evolução”, diz Takito. Ele destaca que a Urban Systems não só acompanha com atenção o tema como já atua no mapeamento dos pontos estratégicos para receber a novidade. 

“Estamos planejando a localização desses ‘vertiportos’ na Grande São Paulo, considerando polos de fluxo de pessoas e destinos turísticos. Os locais que receberem essa estrutura precisarão estar preparados, funcionando como verdadeiros hubs, semelhantes a pontos de Uber aéreos, ou “paradas de ônibus” para táxis voadores.”, compara Takito. O executivo também enfatizou que o acesso terrestre será decisivo: “É fundamental que esses locais tenham estacionamento e conexão com transporte público, garantindo praticidade ao passageiro”, complementa o sócio-diretor da Urban Systems.

Entre os benefícios das eVTOLs, Takito destaca a eficiência e a automação. “O custo operacional será muito menor do que o de helicópteros. Essas aeronaves serão super inteligentes e automatizadas, capazes de voar sozinhas, embora inicialmente contem com pilotos profissionais por uma questão de aceitação pública”, pondera o sócio-diretor. 

Esta alternativa será excelente para a rotas com muito congestionamento “onde deveria levar 30 minutos para ir do ponto A ao ponto B de carro, mas leva uma hora e meia”, e na região metropolitana de São Paulo temos muitas oportunidades com este problema.

A infraestrutura, no entanto, surge como o maior desafio. “O principal ponto a ser observado é a criação dos vertiportos, ou mini aeroportos verticais, que permitirão a operação em escala. Já existe um regramento sendo estudado em São Paulo e outras cidades precisarão avançar nesse sentido. Como o custo será mais baixo que o do helicóptero, haverá uma demanda muito maior, exigindo planejamento adequado”, observa Takito.

Apesar das vantagens, ele reconhece que a adoção será gradual. “Como toda tecnologia disruptiva, haverá resistência inicial, sobretudo em relação à segurança. Mas a aceitação deve seguir o caminho de outras inovações, como aconteceu com o Uber e smartfones. A eVTOL não substituirá o transporte público de massa, mas será uma alternativa complementar, oferecendo mais flexibilidade e reduzindo o trânsito em grandes centros. Vale lembrar que essas aeronaves voarão em uma faixa mais baixa que os aviões convencionais”, explica Takito.

O futuro da mobilidade aérea urbana já chegou e a Urban Systems está na vanguarda dos estudos de novos segmentos de mercado, tendo ampla atuação e metodologias exclusivas para a avaliação e dimensionamento de demanda dos mais diversos nichos de mercado e está preparada para atender as empresas que desejarem investir nesta tecnologia. 

Quer se diferenciar do mercado? Conte com a Urban Systems para o sucesso de seu projeto!

Fonte: Comissão do Senado aprova proposta para estabelecer normas para eVTOLs no transporte urbano | Mundo GEO

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems.

Comentários