1° Levantamento Nacional sobre a Demanda de Bens e Serviços Ilícitos estima o potencial de arrecadação perdido com o contrabando de cigarros eletrônicos e analisa o consumo de produtos ilegais no país
Data: 22/10 (quarta-feira)
Horário: das 14 horas às 18 horas
Local: Av. Professor Luciano Gualberto, 908, Butantã, SP (FEA USP, Auditório Safra)
Evento: Apresentação do 1° Levantamento Nacional sobre a Demanda de Bens e Serviços Ilícitos.
A Escola de Segurança Multidimensional da Universidade de São Paulo (ESEM-USP) realiza, no dia 22 de outubro, o evento de apresentação do 1° Levantamento Nacional sobre a Demanda de Bens e Serviços Ilícitos no Brasil - um estudo inédito que revela o tamanho do mercado e as motivações do consumo de produtos ilegais pela população brasileira.
Conduzido pela ESEM-USP, em parceria com a IPSOS, a pesquisa analisa diferentes segmentos do mercado ilegal, incluindo tabaco e outros produtos de nicotina, combustíveis, bebidas alcoólicas, eletrônicos e vestuário. Durante o encontro, será apresentado ainda um segundo estudo que indica quanto o governo deixa de arrecadar em impostos estaduais e federais devido ao comércio ilegal de cigarros eletrônicos no país - um mercado em expansão que opera fora da regulamentação, movimenta bilhões de reais por ano e financia organizações criminosas.
O levantamento foi liderado pelo professor Leandro Piquet, coordenador da Escola de Segurança Multidimensional e do Instituto de Relações Internacionais da USP, que também fará a apresentação dos dados. O evento reunirá representantes dos setores público e privado, além de especialistas em segurança, economia e políticas públicas para discutir estratégias de enfrentamento ao crime organizado e aos mercados ilícitos no Brasil.
Entre os participantes confirmados estão:
Leandro Carneiro Piquet - Professor e Coordenador da Escola de Segurança Multidimensional (ESEM) e do Instituto de Relações Internacionais da USP
Representante da IPSOS - a confirmar
Edson Vismona - Presidente Executivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO)
Bruno Gaya - Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo
Luiz Fernando Corrêa - Diretor-Geral Agência Brasileira de Inteligência
Rafael Luchini - Gerente Executivo de Relações Institucionais e Governamentais do Grupo Ultra
Edimilson Alves - Presidente da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (ABIFUMO)
Rodrigo Arrigoni - CEO da Ether City
Antônio Fernando de Miranda - Superintendente da Polícia Rodoviária Federal
Eduardo Augusto Ferreira Mendonça - Secretaria da Fazenda de São Paulo
Comentários
Postar um comentário