A enigmática senhora dos olhos amarelos



*Odilio Xavier Junior

Qual a sua data de validade? Será que você estará vivo quando seu cartão de crédito expirar.

Pensar na morte é tabu para muitos, mas não precisa ser assim. Existe sabedoria escondida no gran finale da maior aventura de todas.

Num mundo onde quase todos correm alucinadamente de um lugar para outro, querendo resolver problemas que nunca acabam, meditar sobre o fim pode ser a chave para ter muito mais forças para enfrentar as lutas da vida.

Alguns imaginam a morte como uma velha insensível: olhos amarelos, um pouco maiores que o normal, meio corcunda. Seus dedos magros e encurvados tamborilando o cabo de uma foice enquanto ela sorri enigmaticamente vendo você passar.

Talvez você tenha se esquivado dela hoje e nem saiba. Isso amedronta alguns...

Tendo medo de morrer ou não, certo é que, mais cedo ou mais tarde, você vai descobrir como é chegar ao seu último segundo: tentar encher os pulmões de ar uma vez mais e eles resolverem não o obedecer.

Há registros que citam um homem que ensinou a muitos, entre outras coisas, a como vencer o medo da morte. Independentemente de sua religião ou maneira de encarar a vida, fica aqui o convite para que você dê uma chance às palavras e à sabedoria de Jesus.

O simples fato desse nome ser lembrado até hoje já é um indicativo de que sua mensagem é poderosa. Ele ensinou que existe uma vida eterna com Deus após a morte e que quem crer n'Ele, ainda que esteja morto, viverá.

Acreditar que a vida não é só isso que os sentidos conseguem captar traz aos olhos um brilho raro: a fé de que, por mais confuso que esteja o enredo da vida, o desfecho será magnífico! A verdade é que ter medo da morte aprisiona muita gente numa armadilha fatal. Temendo a morte, acabam por não viver.

A idosa dos olhos amarelos estará sempre à espreita desses, lembrando-os, em silêncio, mas insistentemente, que não passam de mortais. Viver assim resseca olhos e sorrisos...

Por outro lado, se a pessoa decide abrir o coração ao que Jesus ensinou, tudo muda de perspectiva, pois, mesmo se fosse preciso viver cem anos em sofrimento e depois morrer, não seria nada diante de uma eternidade de paz e plenitude.

Certo é que acreditar em Jesus Cristo faz a velha dos olhos amarelos deixar de existir. Em vez de ter medo do golpe de foice, o sujeito passa a aceitar que em algum momento dormirá o sono dos justos.

Dito isso, você está convidado a se aprofundar nos ensinos de Jesus. Valorize a delícia que é encher os pulmões de ar uma vez mais; afinal, você poderá estar dormindo quando a próxima fatura do seu cartão de crédito chegar.

*Odilio Xavier Junior é autor do livro “O jumentinho, o escorpião velho e os perigos da caatinga”, ficção que reflete sobre a força da fé, os ensinamentos cristãos e o poder das escolhas.

Comentários