Maria Cavalari, jalesense multivencedora no atletismo, doa troféus e medalhas ao Museu Histórico “Armando Pereira da Silva”
O Museu Histórico “Armando Pereira da Silva”, de Jales, recebeu, nesta semana, uma doação especial que enriqueceu ainda mais seu acervo cultural e esportivo. Maria Pereira Cavalari, de 80 anos, entregou ao Museu, os troféus e medalhas conquistados ao longo de sua trajetória no atletismo, iniciada somente após os 50 anos de idade, tendo como a principal categoria, a Corrida de Rua, onde se destacou,
A iniciativa chamou a atenção não apenas pelo valor histórico e simbólico, mas também pelo exemplo de superação e inspiração que Maria Cavalari representa. Sua dedicação ao esporte, mesmo iniciando em idade considerada tardia para competições, resultou em conquistas marcantes que agora poderão ser conhecidas por toda a comunidade.
O secretário municipal Wilter Guerzoni, de Esportes e Lazer, parabenizou Maria Cavalari e destacou a relevância do gesto: “Dona Maria é um exemplo de vitalidade, coragem e amor pelo esporte. Sua história mostra que nunca é tarde para começar e que a disciplina pode transformar vidas. A doação ao museu garante que sua trajetória seja preservada e sirva de inspiração para as futuras gerações”.
Maria contou o que motivou a decisão: “Eu quis doar porque o esporte me deu tantas alegrias e conquistas que não poderiam ficar escondidas em casa em cima do meu guarda-roupa. Quero que outras pessoas vejam, principalmente os jovens e os idosos, e percebam que sempre há tempo de acreditar em si mesmo e lutar por um sonho”.
Gisele Amadeu, responsável pelo Museu Histórico “Armando Pereira da Silva”, disse ter ficado impressionada com a quantidade de medalhas e troféus doados e agradeceu o gesto: “Fiquei surpresa e muito emocionada ao ver o tamanho da coleção de Dona Maria. São peças que carregam histórias de esforço, dedicação e vitórias. Só temos que agradecer por essa riqueza entregue ao Museu. Seu exemplo mostra que nunca é tarde para começar, conquistar e inspirar”.
O secretário municipal Bruno Altimari, de Cultura e Turismo, também ressaltou o simbolismo da doação: “Esse gesto fortalece o turismo cultural de nossa cidade. Ter no museu a história de uma atleta que começou após os 50 anos é motivo de orgulho e inspiração. É a prova de que Jales tem muitas histórias valiosas a serem contadas”.
O prefeito Luis Henrique Moreira também destacou o orgulho que Dona Maria representa para o município: “Gestos como o de Dona Maria ultrapassam o esporte e entram para a história de Jales. Ela representa a força, a determinação e o espírito vencedor do nosso povo. Estamos muito orgulhosos e gratos por essa contribuição que ficará para sempre eternizada em nosso museu”.
O Museu Histórico “Armando Pereira da Silva” é anexo ao Espaço Cultural Dr. José Carlos Guisso, localizado na rua 8 e está aberto para visitações de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h
Comentários
Postar um comentário