Instituto Jô Clemente (IJC) representa o Brasil no Congresso Mundial “We Are Inclusion”, nos Emirados Árabes


 

Ronie Vitorino, assistente de Advocacy e Autodefensor da Instituição, levará sua experiência no congresso internacional sobre Deficiência Intelectual


 

Ronie Novais Assistente de Advocacy do Instituto Jô Clemente (IJC) participando do Congresso Mundial “We Are Inclusion”. (Foto: Divulgação)

 

São Paulo, 15 de setembro de 2025 - O Instituto Jô Clemente (IJC), Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, estará entre as Organizações presentes no Congresso Mundial "We Are Inclusion" 2025 (em português “Somos Inclusão”), que acontece de 15 a 17 de setembro, no Sharjah Expo Center, nos Emirados Árabes Unidos. A participação na conferência contou com patrocínio do SESC e do SENAC do Rio de Janeiro, que viabilizaram a presença da Instituição no evento.

 

O evento reunirá cerca de 850 participantes de 5 regiões do mundo, 72 países e 125 organizações sociais, incluindo pessoas com deficiência, suas famílias, especialistas, representantes governamentais e representantes de Organizações filiadas à Inclusion International, rede global dedicada à inclusão plena das pessoas com Deficiência Intelectual.

 

Representando o IJC, Deisiana Paes, Coordenadora da área de Defesa e Garantia de Direitos do Instituto Jô Clemente (IJC), e Ronie Vitorino Novais, pessoa com Deficiência Intelectual e Assistente de Advocacy da Instituição, participarão do Congresso Mundial, um dos momentos mais relevantes da conferência. Além disso, irão palestrar em discussões sobre Educação Inclusiva e capacidade jurídica, coordenando o painel ‘Da Escola Especial à Educação Inclusiva: Como Fazer a Transição’.

 

Com uma trajetória na área de Direitos Humanos, Ronie já representou o Brasil na conferência da ONU, em Nova York, voltada aos direitos das pessoas com deficiência falando da importância da participação política das pessoas com deficiência intelectual e do uso de linguagem simples. Em sua atuação no Instituto Jô Clemente (IJC), ele contribui com a articulação de políticas públicas voltadas a pessoas com Deficiência Intelectual, Autismo e Doenças Raras.

 

“A participação do Ronie reforça o protagonismo das pessoas com deficiência e o compromisso do Instituto Jô Clemente (IJC) com a construção de uma sociedade mais inclusiva, equitativa e acessível”, afirma Deisiana Paes, Coordenadora da área de Defesa e Garantia de Direitos do IJC.

 

O Congresso é promovido pela Cidade de Sharjah para Serviços Humanitários (SCHS), em parceria com a Inclusion International e o Escritório de Mídia do Governo de Sharjah, com apoio de parceiros locais e internacionais.

 

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

 

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há 64 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.

 

O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende.

 

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados.

 

O Instituto Jô Clemente (IJC) também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito.

 

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples.

 

Comentários