Ícone do jornalismo com mais de 60 anos de carreira, Boris Casoy se emociona ao receber homenagem e a estatueta do Troféu Imprensa no “Programa Silvio Santos”
Patricia Abravanel também apresenta mais um episódio da nova edição do “Topa Tudo por Dinheiro”, que garantiu a liderança na estreia com clássicas brincadeiras no auditório; além de muitas outras atrações neste domingo (7)
Fotos 1 e 2: Boris Casoy na “Sala do Artista”/ Fotos 3 e 4: Patricia Abravanel no “Topa Tudo Por Dinheiro” (Créditos: Gabriel Cardoso/SBT)
Neste domingo, 7 de setembro, o “Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel” chega com uma noite de muita emoção, nostalgia e diversão. A “Sala do Artista” homenageia o jornalista Boris Casoy, ícone do telejornalismo brasileiro com mais de 60 anos de carreira. No “Topa Tudo por Dinheiro”, Patricia comanda provas irreverentes como “Esteira Puxa-Puxa”, “Boxe de Travesseiro” e o “Concurso de Fantasia”. O “Qual é a Música” recebe as duplas sertanejas, que embalam o palco com seus maiores sucessos. No “Jogo das 3 Pistas”, os convidados Júnior Rostirola e Karina Bacchi compartilham histórias inspiradoras de fé e transformação. E não poderia faltar, as hilárias “Câmeras Escondidas”.
SHOW DE CALOUROS/ SALA DO ARTISTA
Boris Casoy recebe homenagem no “Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel” (Créditos: Gabriel Cardoso/SBT)
No “Show de Calouros”, os jurados Cela, Dudu Bertholini, Helen Ganzarolli, Lord Vinheteiro, Rodrigo Capella e Xaropinho avaliam o talento de um dublador, um músico tocando com uma bateria de luz, bailarinos dançando Beyoncé e o rapaz que faz uma apresentação com um esmeril.
Mas o destaque do “Show de Calouros” é a “Sala do Artista” com um dos grandes expoentes do telejornalismo brasileiro: Boris Casoy, que também esteve no rádio e impresso.
Boris iniciou sua carreira aos 15 anos como locutor esportivo na “Rádio Eldorado”. Na televisão, estreou em 1961 como repórter na “TV Tupi” e fez o programa “Mosaico na TV”, na extinta TV Excelsior, mas que segue até hoje na emissora TV Aberta, como o programa mais longevo da TV brasileira, em exibição ininterrupta.
Em 1988, numa visão inovadora de Silvio Santos, Boris chega ao SBT para revolucionar o modo de se produzir e apresentar telejornais: estava lançada a era dos "âncoras".
A figura do âncora provém do norte-americano Anchorman, que, além de dar a notícia, comenta, analisa, opina e entrevista, tudo isso no ar, ao vivo, evidenciando o bom preparo e a experiência.
O primeiro apresentador da TV brasileira é amplamente reconhecido como Heraldo Galvão, que apresentou o primeiro telejornal da televisão brasileira, o "Imagens do Dia", em 1950, na “TV Tupi”. Mas foi Boris o primeiro âncora da TV, quando comandou por 9 anos o “Telejornal Brasil”, ou “TJ Brasil”, no SBT, de 1988 a 1997, o pioneiro a emitir opiniões em telejornais do país.
O programa informativo, que, durante o tempo em que esteve no ar, foi um dos mais importantes do veículo, modificou o hábito do telespectador em receber as notícias do dia.
Elogiado pelo público, pela crítica especializada e pelos colegas de profissão, Boris tinha sempre uma análise precisa e coerente, que provocava o raciocínio do telespectador. Os bordões "Isto é uma vergonha!" e "Precisamos passar o Brasil a limpo" popularizaram-se rapidamente com a veemência e a coerência da utilização.
Com o sucesso do “TJ Brasil”, Boris foi eleito o melhor âncora de telejornais, e o “TJ”, o melhor telejornal por diversos anos no “Troféu Imprensa”, recebendo sempre das mãos de Silvio Santos, já a partir de seu primeiro ano no ar.
No SBT, Boris também comandou o especial “SBT Entrevista”, a primeira edição exibida pela emissora da cerimônia de entrega do Oscar, em 1994, ao lado de Rubens Ewald Filho, a primeira edição do “SBT Repórter” e o primeiro debate entre os presidenciáveis nas eleições de 1989, formando um pool com as quatro grandes redes do Brasil.
Boris também esteve na Record, Band, RedeTV! e TV JB, e hoje mantém seu canal com grande relevância e prestígio no YouTube.
Com mais de 60 anos de carreira, Boris Casoy responde se o jornalismo mudou muito, se é verdade que chegou a apresentar o jornal debaixo d’água durante uma enchente no SBT, do que sente falta no jornalismo de antigamente, como é sua rotina longe das câmeras, se houve alguma notícia que o impactou profundamente e se existe alguém na nova geração do jornalismo que ele realmente admira.
O jornalista também foi reconhecido com o “Troféu Imprensa Pela Sua História”, uma reverência à sua trajetória marcante. A estatueta estava previsto para ser entregue na edição de 2025 do “Troféu Imprensa”, mas, por questões de saúde, ele não pôde comparecer. Agora, a entrega foi realizada no palco do “Programa Silvio Santos”, por Patricia Abravanel, filha do comunicador, fazendo as honras.
TOPA TUDO POR DINHEIRO
Patricia Abravanel apresenta “Topa Tudo Por Dinheiro” (Créditos: Gabriel Cardoso/SBT)
O “Topa Tudo por Dinheiro” retornou ao “Programa Silvio Santos” no último domingo, 31 de agosto, e conquistou a liderança por 45 minutos na Grande São Paulo, das 23h18 às 00h01, faixa em que a atração foi exibida.
Comprovando o sucesso, mais uma edição do “Topa Tudo por Dinheiro” chega com tudo. Nesta semana, Patricia Abravanel comanda as seguintes brincadeiras: “Prova da Esteira Puxa-Puxa, “Mão na Lata”, “Boxe de Travesseiro”, “Jogo do Sim ou Não”, “Procurar Marido no Auditório”, “Prova no Camarim: Torta na Cara” e, claro, não poderia faltar o clássico “Concurso de Fantasia”.
CÂMERAS ESCONDIDAS
“Câmeras Escondidas” (Créditos: Divulgação/SBT)
Além das tradicionais “Câmeras Escondidas” com a turma do Ivo Holanda, uma produção inédita agita as telas. Na brincadeira, intitulada “A Casa que Some”, alguns motoboys retiram um documento em um escritório de advocacia com a atriz Vivi Fernandez, mas o imóvel é apenas uma fachada, um cenário desmontável. Assim que os motoboys saem, a produção do programa entra em ação com um caminhão para desmontar o ambiente. Quando a vítima retorna com o documento, o imóvel já não está mais lá, resta apenas um terreno baldio e o ator Adriano Arbool, interpretando um pedreiro. Nesse momento, o ator Kankan, caracterizado como carteiro, também entra em cena fingindo procurar o endereço, deixando o motoboy ainda mais confuso.
JOGO DAS 3 PISTAS
Júnior Rostirola e Karina Bacchi participam do “Jogo das 3 Pistas” (Créditos: Gabriel Cardoso/SBT)
No “Jogo das 3 Pistas”, Patricia Abravanel recebe convidados que compartilham histórias de fé:
Júnior Rostirola é pastor, escritor e fundador da Igreja Reviver em Itajaí (SC), tornou-se um dos principais nomes da literatura cristã com o devocional “Café com Deus Pai”, que já vendeu 6 milhões de exemplares. Também lidera a editora VéLOS, o podcast Café com Deus Pai e a associação “Escolhi Amar”, responsável por projetos sociais no Brasil e no Haiti.
Karina Bacchi é atriz, apresentadora e empresária, famosa por novelas no SBT e Globo, além de reality shows como Dança dos Famosos (vencedora) e A Fazenda (campeã, doando o prêmio para caridade). Hoje, dedica-se a conteúdos de fé e propósito em seu canal e no Mais Forte Podcast. Em 2017 realizou o sonho da maternidade com o nascimento do filho Enrico. Recentemente, recebeu o título de Diplomata Civil Humanitária e prepara o lançamento do livro “Mais Forte na Fé”.
QUAL É A MÚSICA
“Qual É A Música” recebem duplas sertanejas (Créditos: Gabriel Cardoso/SBT)
No “Qual É A Música”, quatro duplas sertanejas participam da competição:
Felipe & Rodrigo: goianos, iniciaram em 2021 e conquistaram sucesso nacional com “Média Boa” (2022). São compositores de hits como “Erro Gostoso” (Simone Mendes) e “Arranhão” (Henrique & Juliano). Em 2025, emplacaram “Gosta de Rua” e seguem em alta com “Caos de Alguém”, que cantarão no palco.Clayton & Romário: irmãos de Goiânia, ganharam projeção na pandemia com “No Churrasco” e o hit “Pingaiada”. Têm sucessos como “Água nos Zói” (com Jorge & Mateus), “Namorando ou Não” (com Luan Santana) e “Traindo no Escuro” (com Simone Mendes). No palco apresentam “Opa, Cadê Eu?”.
Diego & Arnaldo: de Ribeirão Preto (SP), surgiram em 2015 e se consolidaram no sertanejo contemporâneo. São conhecidos por “Relógio Parado” e pelo projeto “Na Tora”, com colaborações de Lauana Prado, Murilo Huff e outros. Vão cantar “Vai Cair Água”.
Kaique & Felipe: irmãos de Cabreúva (SP), começaram como compositores em 2014, tendo músicas gravadas por Gusttavo Lima, Henrique & Juliano, Luan Santana e Marília Mendonça. Em 2023, lançaram o DVD “Ao Vivo em São Paulo” com grandes participações. No palco apresentam “Vacilona”.
“Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel” vai ao ar todo domingo, às 19h, no SBT.
Comentários
Postar um comentário